Hamburg Süd promove exposição

Para celebrar a Temporada Alemanha + Brasil 2013-2014, a Hamburg Süd, empresa especializada em transporte marítimo de cargas, promove a exposição “Brasil-Alemanha: uma história centenária contada pelo mar”, que começa neste domingo (10) e vai até o dia 6 de janeiro de 2014, no Centro Cultural dos Correios, em São Paulo.

A empresa aproveita o evento para comemorar os 125 anos da assinatura da carta de Dom Pedro II que autorizava a companhia a atuar em águas brasileiras e que reafirmou a parceria para o desenvolvimento da economia do Brasil.

A mostra relata um pouco da participação da empresa alemã nas relações entre os dois países, uma vez que foi responsável, durante muito tempo, pelo correio marítimo – havia um posto dos Correios dentro dos navios – e pela vinda de milhares de imigrantes alemães para o Brasil, ao longo dos séculos XIX e XX.

A exposição reúne painéis e pôsteres sobre a história da empresa, um vídeo histórico e outro especialmente desenvolvido para abordar a amizade entre os dois países, além de maquetes dos navios Cap Arcona e Cap San Augustin. O primeiro trouxe os imigrantes alemães para o Brasil e o segundo é um moderno navio de contêineres. Os visitantes também poderão consultar as listas de passageiros que embarcaram no porto de Hamburgo.

A curadoria da exposição está sob a responsabilidade do museólogo Carsten Jordan e a entrada é franca.

O Centro Cultural dos Correios fica na Av. São João, no Vale do Anhangabaú, em São Paulo.

Divulgação Hamburg Süd
Divulgação Hamburg Süd