Jovens artistas apresentam obras hiper-realistas


Entre os dias 7 de novembro a 8 de dezembro, o Club Transatlântico apresenta a exposição "Olhar Hiper-Realista". Integrada por caricaturas e paisagens, além de várias obras realistas, a mostra apresenta desenhos a crayon, grafite nanquim, além de pinturas a óleo e montagens digitais, criados por dois jovens artistas: o estudante de Design, André Araújo e a artista plástica alemã Ana Corina Arredondo.



Ambos se conheceram este ano, durante um estágio na Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, e descobriram semelhanças em suas obras e história. Os dois começaram a criar e descobrir o gosto pela arte bem cedo: André, aos 8, e Ana Corina por volta dos 9 anos de idade. Além disso, os jovens também acreditam compartilhar o "amor pelo detalhe".



Embora suas obras se assemelhem, as preferências variam. Enquanto André afirma gostar mais de retratar pessoas, mas principalmente de variar seu estilo, sua colega alemã prefere pintar paisagens, motivos que aprendeu a apreciar com seus pais, que também se dedicam às artes há anos, mas como uma atividade secundária.



Para ambos, a apresentação de suas obras a um público aberto nunca foi o objetivo de seu trabalho. "Eu faço isso para mim, não para mostrar a alguém", afirmou o paulistano André e ressaltou que sua arte sempre nasceu da emoção e inspiração do momento. "Acho que sou muito perfeccionista. Cada vez que faço uma coisa, quero fazer o meu melhor. Quero me superar a cada desenho", completou.



André, já aos 14 anos, vendia suas obras para conhecidos e aos 20, realizou a primeira exposição solo, "Tribos Urbanas", nas estações da República e Chacará Klabin da CPTM. Agora, aos 24 anos, o artista diz sentir-se mais confiante para apresentar seus trabalhos. Segundo ele, apesar do sucesso que já alcançou, "ainda há muita dificuldades para quem está começando, principalmente quando se trata de conseguir apoio de empresas".



O versátil artista também lançou, por conta própria, dois livros intitulados Projeto Icarus I e II. Neste trabalho, André criou histórias fictícias e ilustrou-as com seus desenhos realistas.



Enquanto o paulistano sonha com uma exposição no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MASP) e em outras cidades no mundo, Ana Corina pretende ter um dia a sua própria galeria de arte na Alemanha.



Serviço



OLHAR HIPER-REALISTA



Datas: de 07 de novembro até 08 de dezembro, de segunda a sexta, das 9h às 22h



Local: Espaço Mezanino do Club Transatlântico, localizado à Rua José Guerra, 130, São Paulo



Entrada gratuita. Todas as obras expostas estarão à venda.

Divulgação / André Araujo
Divulgação / André Araujo