Kiel sedia maior evento mundial de iatismo

A “Semana de Kiel” tem como lema “nenhuma semana é como esta”. O evento que vai até este domingo (30) espera milhões de visitantes com esporte e entretenimento no norte da Alemanha. Mais de 1700 eventos fazem parte da grande festa de iatismo, dos quais 360 são regatas.

Dentre os eventos, a Parada dos Windjammer recebe grande destaque. A palavra Windjammer serve para designar os grandes veleiros que foram construídos como navios cargueiros no século 19. O conceito deriva do inglês, “to jam the wind” (navegar contra o vento). Uma centena de veleiros tradicionais e de grande porte enfrenta esse desafio turbulento. Eles são acompanhados por numerosos navios a vapor, pequenos barcos e iates. À frente da parada, o navio-escola da Marinha Alemã, o Gorch Fock, veleja ao longo do Fiorde de Kiel.

O cais do Mar Báltico torna-se um ponto de encontro para os fãs da música e da atmosfera marítima. As ruas e praças enchem-se de barracas de feira, de artistas amadores e bandas. O encerramento acontece tradicionalmente com um espetáculo pirotécnico sobre o Innenförde no porto de Kiel, chamado de “Sternenzauber” (mágica das estrelas, do alemão).

A origem da Semana de Kiel, em 23 de julho de 1882, deu-se por uma competição entre oficiais da Marinha e homens de negócios com 20 iates. Hoje, ela é tida como a “mãe de todas as regatas”, com 2000 barcos, iates e botes, além de cerca de 4500 veleiros.

Para maiores informações, acesse os sites: www.kieler-woche.de e www.kiel.de.

Divulgação Kieler Woche 2013
Divulgação Kieler Woche 2013