Kinosaal exibe Solino de Fatih Akin

Com a exibição de um novo filme sempre na última quinta-feira de cada mês, a sala de cinema da Embaixada da Alemanha, a Kinosaal, traz no dia 25 de março, às 19 horas, a película “Solino” (2002) do premiado diretor Fatih Akin.


Na produção, que será apresentada em seu idioma original com legendas em português, a Alemanha assume o papel de terra de oportunidades e sonhos para uma família de imigrantes italianos.


Enredo


A história se passa em 1964. As personagens Rosa e Romano decidem abandonar o povoado de Solino, no sul da Itália, e viajar para Alemanha. O casal chega a Duisburg, próximo a Düsseldorf, levando seus dois filhos Giancarlo e Gigi. Lá abrem uma pizzaria, que se torna um sucesso. Os problemas da família começam quando os filhos crescem e se adaptam à vida no novo país, enquanto os pais se mantêm fiéis às tradições.


Por meio de imagens pitorescas e nostálgicas, Fatih Akin narra um épico de família ao longo de um período de 20 anos, enfocando temas como a saudade da terra natal e o ingresso na vida adulta, o sucesso profissional e o fracasso pessoal. Porém no centro de tudo, desenrola-se o drama da rivalidade entre irmãos, tema típico do diretor.


Perfil


Cineastas filhos de imigrantes deram origem ao “cinema dos imigrantes”. A escola busca integrar as culturas ascendentes e atuais e tem como um de seus principais nomes o cineasta Fatih Akin. De origem turca, ele nasceu em agosto de 1973, em Hamburgo, na Alemanha, e dirigiu seu primeiro longa-metragem em 1998, “Rápido e Indolor”, que foi considerado uma expressão do novo cinema Turco/Alemão do fim da década de 90.


Seguiram-se “Em Julho” (2002) e “Contra a Parede” (2004). Este último impressionou os cinéfilos e ganhou o Urso de Ouro no Festival de Berlim em 2004. Desde então seu nome aparece entre os cineastas mais promissores da nova geração da cinematografia germânica.


O diretor rodou também o documentário “Atravessando a Ponte – o som de Istambul” (2005) e os longas “Do Outro Lado” (2007) e “Soul Kitchen” (2009).


Informações


KINOSAAL (Sala de Cinema da Embaixada da Alemanha)


Filme: „Solino“ (2002, Fatih Akin).


Data: 25.03 (quinta-feira).


Horário: 19h


Duração: 124 minutos


Elenco: Antonella Attili, Gigi Savoia, Moritz Bleibtreu, Barnaby Metschurat e Christian Tasche.


Local: Embaixada da Alemanha (SES-Avenida das Nações, Qd. 807, Lt. 25).


Classificação etária: 14 anos.


A entrada é franca e os lugares limitados.

Divulgação
Divulgação