Kinosaal exibe Verão em Berlim

Com a exibição de um novo filme sempre na última quinta-feira de cada mês, a sala de cinema da Embaixada da Alemanha, a Kinosaal, está de volta com a sua programação normal. No dia 28 de janeiro, às 19 horas, será apresentada a película “Verão em Berlim“ (ou “Sommer vorm Balkon”, de 2005) do diretor Andreas Dresen, em seu idioma original com legendas em português.


Enredo


O longa conta a história da enfermeira Nike e de sua melhor amiga, Katrin, que têm por hábito observar a vida passar da sacada de seus apartamentos. Apesar de possuir Berlim no título, o diretor opta por não mostrar pontos turísticos óbvios da localidade, mas sim um cenário cotidiano em Prenzlauer Berg, bairro da antiga Berlim Oriental e que atualmente concentra muitas famílias jovens.


O balcão do edifício em que as amigas vizinhas encontram-se para conversar, também faz parte do cotidiano de Berlim. Segundo Dresen, “além de ser uma característica cultural da cidade, o balcão tem a ver com a solidão das pessoas, que se fecham e observam o mundo de cima“.


Diretor


Nascido em 1963, na Alemanha, Andreas Dresen começou a trabalhar na década de 80 com teatro e curta-metragens. Desde 1992, trabalha como roteirista e diretor de cinema e televisão. Ganhou, em 2002, o Urso de Prata no Festival de Berlim com o filme “Entre Casais” e, em 2005, o prêmio de Melhor Roteiro no Festival de San Sebastián com a película “Verão em Berlim”.


Serviço


A Kinosaal (Sala de Cinema da Embaixada da Alemanha) fica na SES – Avenida das Nações, Qd. 807, Lt 25. A entrada é franca e aberta ao público, mas os lugares são limitados.

Melo Media/Divulgação
Melo Media/Divulgação