KulturTour leva a Alemanha para cidades brasileiras

Um caminhão que leva a cultura alemã aos brasileiros e propicia o diálogo cultural entre os dois países. Esta é a ideia do KulturTour, turnê cultural realizada pelo Ministério da Cultura (MinC) e Goethe-Institut com patrocínio da Volkswagen do Brasil, do Banco Volkswagen e da MAN Latin America. O projeto é um dos destaques da temporada “Alemanha + Brasil 2013-2014”.

Durante um ano inteiro, em cada uma das 17 cidades que o caminhão visitará, pessoas de todas as idades vão conferir durante uma semana apresentações de artistas itinerantes dos dois países, DJs, cinema ao ar livre, contação de histórias, workshops e um lounge de leitura com acervo de 1000 publicações. A turnê também trará a exposição Alemanha na Mala, que permite que o visitante conheça um pouco mais sobre o idioma alemão através de curtas-metragens, histórias, música e poemas.

O início da jornada do KulturTour será nesta segunda-feira (13), abertura da temporada da Alemanha no Brasil 2013-2014. O caminhão estará estacionado em frente ao Theatro Municipal de São Paulo, das 10h às 15h, chamando o público para dançar ao som dos DJs. Está prevista também a participação desses DJs na Virada Cultural, em São Paulo, no sábado (18) e no domingo (19) na Pista Rua dos Gusmões. O caminhão segue então para as cidades de Florianópolis (SC), Três de Maio (RS) e Blumenau (SC) e Londrina (PR). A partir de agosto, passa por Vinhedo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG) e Vitória (ES). No Norte e Nordeste, as cidades visitadas serão Salvador (BA), Recife (PE), Campina Grande (PB), Natal (RN), Fortaleza (CE), Teresina (PI), São Luis (MA) e Belém (PA).

Programação

Com uma programação inovadora e multifacetada, o KultourTour é dirigido a um público amplo e procura apresentar o que há de mais atual na cena artística contemporânea alemã. A mostra de cinema ao ar livre, por exemplo, apresenta tendências diversas nas áreas de arte urbana, futebol e sustentabilidade.

O programa de música do KulturTour reflete o incrível cenário de inventividade e vanguarda da música eletrônica na Alemanha e trará DJs de sucesso, como Jack Tennis, de Berlim, que vai tocar na rota sul do KulturTour, para agitar o público e proporcionar uma troca musical com DJs brasileiros.

Durante todo o ano, o tour será acompanhado pelas mídias sociais (Facebook.com/goethebr e #kulturtour) e os visitantes poderão postar comentários, fotos e vídeos. Estudantes das cidades onde o caminhão vai passar também serão envolvidos na divulgação das atrações e na participação em concursos.

O projeto KulturTour faz parte da temporada da Alemanha no Brasil 2013-2014, que reunirá no Brasil inteiro até 2014 uma grande quantidade de eventos nas áreas de cultura, economia, tecnologia, ciências, educação e esporte, com o objetivo de fortalecer os laços entre os dois países.

Caminhão

O caminhão VW Constellation 19.390, com carroceria de 15 metros, foi especialmente equipado para a turnê do KulturTour com palco retrátil e sua fachada foi transformada pelos expoentes da street art Carlos Dias (Brasil) e Jim Avignon (Alemanha). Envolvido com o grafite, a sticker art, a videoarte e a web art, Carlos Dias já participou da exposição De Dentro Para Fora (MASP, 2009) e Novo Muralismo Latino-Americano (Memorial da América Latina, 2006) e fez, este ano, sua primeira individual no Paço das Artes. O berlinense Jim Avignon é considerado um ícone da arte pop, com trabalhos que misturam caricatura, arte gráfica, arte de rua e toy art. Seus trabalhos já foram expostos em museus de arte contemporânea do mundo inteiro, inclusive na cerimônia da nova abertura do Estádio Olímpico de Berlim, em 2004.

Acompanhe o itinerário do KulturTour :

www.kulturtour.com.br

www.facebook.com/goethebr

www.twitter.com/kulturtour

Divulgação Volkswagen do Brasil
Divulgação Volkswagen do Brasil