Lançamento do livro “A Rosa Branca” e exposição

Em memória aos 70 anos da execução dos irmãos Sophie e Hans Scholl e Christian Probst, membros do movimento antinazista da Rosa Branca, o Instituto Goethe de São Paulo promove, no próximo sábado (24), o lançamento do livro “A Rosa Branca”, escrito por Inge Scholl, irmã de Sophie e Hans. Ainda sobre o tema, integram a programação uma mesa redonda, uma exposição e a exibição de um filme.

Em um primeiro momento, das 17h às 18h30, as professoras Juliana P. Perez e Tinka Reichmann, responsáveis pela tradução do livro em parceria com alunos da Universidade de São Paulo (USP), farão uma breve introdução sobre a Rosa Branca e apresentarão a obra. Após, uma mesa redonda mediada pelo editor Cide Piquet (Editora 34), aprofunda o tema com a historiadora Maria Luiza Tucci Carneiro (USP) e a jornalista Silvia Bittencourt.

Ainda sobre o assunto, o Instituto, em parceria com a Fundação Rosa Branca de Munique, lança uma exposição que será, posteriormente, disponibilizada para escolas e universidades.

A programação se encerra com a exibição do filme alemão “A Rosa Branca”, de Michael Verhoeven (1982, legendas em português), das 19h30 às 21h30, que mostra o perfil do grupo e apresenta uma visão reflexiva sobre a sociedade alemã da época e as sentenças dadas pelo Volksgerichtshof  (“Tribunal do Povo”).

O Instituto Goethe de São Paulo fica na Rua Lisboa, 974, no bairro de Pinheiros e o público pode optar por frequentar só um dos blocos do evento.

CC / Flickr / Adam Jones
CC / Flickr / Adam Jones