Literatura brasileira na Feira de Frankfurt

Expositores de 100 países, compradores em potencial de direitos autorais, e mais de 270 mil visitantes alemães e de outras nações conheceram melhor a literatura do Brasil na Feira do Livro de Frankfurt 2013, maior evento mundial do gênero. O País, que foi o homenageado este ano, teve grande exposição e visibilidade, não só no centro de exposições, como no circuito cultural da cidade germânica.

No total, realizaram-se 651 eventos ligados ao Brasil durante a feira, de 8 a 13 de outubro. Setenta  autores representaram a literatura e a produção editorial brasileira na Feira do Livro de Frankfurt, que homenageou o País pela segunda vez – a primeira foi na edição de 1994. “Foi uma excelente oportunidade para ampliar as exportações de nosso setor editorial e as vendas externas de direitos autorais, no âmbito do consistente projeto de internacionalização que vem sendo empreendido nos últimos anos”, salienta Karine Pansa, presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL).

Para mostrar a cultura e os livros brasileiros, houve exposição artística em um pavilhão de 2.500 metros quadrados, relata Karine Pansa, acrescentando: “Tivemos, ainda, um estande coletivo, de 700 metros quadrados, no qual as editoras brasileiras expuseram seus títulos”. A participação do País foi organizada pelos ministérios da Cultura e das Relações Exteriores, a Fundação Biblioteca Nacional (FBN), Fundação Nacional de Artes (Funarte) e CBL.

A mobilização para mostrar a produção editorial brasileira ao mundo em Frankfurt somou-se a esforços permanentes voltados à ampliação das exportações de livros e direitos autorais. Esse processo de internacionalização tem seu ponto central no Projeto Brazilian Publishers, realizado há cinco anos pela CBL em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).

Passagem do bastão

No encerramento da Feira de Frankfurt, no domingo (13), o Brasil passou o bastão à Finlândia, que será o “País Homenageado” em 2014. Nesta cerimônia, os finlandeses foram representados por Rosa Liksom, ganhadora, em 2011, do mais importante prêmio literário do seu país, e o Brasil, pelo escritor Paulo Lins.

Divulgação Feira do Livro de Frankfurt
Divulgação Feira do Livro de Frankfurt