Longa brasileiro recebe prêmios na Berlinale

O filme “Hoje eu quero voltar sozinho”, do diretor paulistano Daniel Ribeiro, foi duplamente premiado no Festival Internacional de Berlim (Berlinale), Alemanha, que aconteceu na semana passada. O longa foi considerado o melhor filme na mostra Panorama, que tradicionalmente apresenta temas pouco convencionais, e no Teddy Awards, segmento dedicado à temática LGTB (Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transgêneros).

A história narra a trajetória do adolescente cego Leonardo (Guilherme Lobo) que se apaixona por Gabriel (Fabio Audi), novo aluno da escola. Além deles, o protagonista tem que lidar com o ciúme da melhor amiga Giovana (Tess Amorim), que acompanha todos os acontecimentos entre os dois.

O longa retoma as personagens do curta “Eu não quero voltar sozinho”, lançado pelo diretor em 2010, na internet, e que além do sucesso foi premiado com o Urso de Cristal (2008), prêmio do Berlinale dedicado ao público jovem. 

Além de “Hoje eu quero voltar sozinho”, os filmes “Praia do Futuro” (Karim Aïnouz), “O Homem das Multidões” (Cao Guimarães e Marcelo Gomes) e “Castanha” (Davi Pretto) também concorreram em diferentes categorias do festival de cinema alemão.

Divulgação Berlinale
Divulgação Berlinale