MinC investe na difusão do livro brasileiro no exterior


O secretário executivo do Ministério da Cultura, Vitor Ortiz, e o presidente da Fundação Biblioteca Nacional (FBN), Galeno Amorim, anunciaram, durante a 10ª edição da FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty), o lançamento de quatro programas para difusão internacional do livro e da literatura brasileira.



Os programas, que serão coordenados pelo recém-criado Centro Internacional do Livro, preveem investimentos de R$ 76 milhões até 2020. Dentre as ações, estão bolsas de tradução para livros técnicos, científicos e profissionais; apoio à publicação nos países de língua portuguesa, residência de tradutores no Brasil e patrocínio de viagens a escritores brasileiros, para divulgação de suas obras no exterior.



“O MinC está focando suas prioridades na promoção do autor e do livro brasileiro no exterior, porque vemos uma importante oportunidade no mercado internacional para a entrada do setor criativo brasileiro”, disse Ortiz.



O governo também investirá na presença do Brasil em feiras internacionais. Segundo Galeno Amorim, já foram acertadas ações nas feiras de Londres, Nova York e Frankfurt, e no Salão do Livro de Paris.



Tradutores estrangeiros



O Programa de Residência de Tradutores Estrangeiros é inédito no Brasil. Ortiz informou à Agência Brasil que os profissionais de fora do País que estejam fazendo a tradução de livros brasileiros poderão se candidatar a bolsas no valor de até R$ 15 mil.



O prazo para residência de trabalho é de até cinco semanas no Brasil. Amorim acrescentou que, na medida em que serão trazidos tradutores estrangeiros para cá, “nós também estamos fazendo acordos para levar tradutores brasileiros para o exterior”.



Inicialmente, serão trazidos dez tradutores. “E nós devemos levar um número maior que isso para o exterior. Aí, serão os países que vão convidar e assumir os custos”, comentou o presidente da FBN, informando que convênios com essa finalidade já estão sendo firmados com a Alemanha e a França.



Com informações da Agência Brasil

CCommons/flickr.com/Diogo Rodrigues Gonçalves
CCommons/flickr.com/Diogo Rodrigues Gonçalves