Mostra “Brasil-Alemanha: Culturas Conectadas”

A exposição de arte visual “Brasil-Alemanha: Culturas Conectadas” segue até o dia 9 de junho na fachada do edifício-sede da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), em São Paulo, em comemoração à Temporada Alemanha + Brasil 2013-2014.

A mostra organizada pelas curadoras Marilia Pasculi, da Verve Cultural/Brasil (São Paulo), e Susa Pop, do Public Art Lab (Berlim), em parceria com o Goethe Institut, mescla as realidades dos dois países. Os quatro coletivos artísticos alemães e brasileiros convidados desenvolveram obras visuais em conjunto, exclusivamente para o evento, que fazem parte de uma obra maior e apresentam recursos tecnológicos e criativos de ambos os países, interagindo com o público que passa.

“O nosso briefing para os artistas foi o de pensar nessa fachada como uma janela para o público interagir. A ideia era ser uma mídia urbana, como é”, afirma Marilia Pasculi.

“Essa mostra é uma plataforma de intercâmbio cultural, um palco digital para os cidadãos”, diz Susa Pop. Na opinião da alemã, essa oportunidade permitiu que os artistas mesclassem as culturas das nações. “Eles [os artistas] buscaram misturar as culturas dos dois países e criam algo totalmente novo”, completa.

Agência Indusnet Fiesp

Divulgação Fiesp
Divulgação Fiesp