Mostra de cineasta alemão em cartaz em São Paulo


A mostra Arquitetura como autobiografia: Filmes de Heinz Emigholz, ocorre entre os dias 30 de Julho e 13 de Agosto, no Centro Cultural São Paulo (CCSP). Com 24 filmes, entre longas e curtas-metragens, a mostra é a maior retrospectiva de filmes do celebrado artista e cineasta alemão Heinz Emigholz fora da Alemanha.


Todos os filmes são inéditos no Brasil e serão apresentados em seus formatos originais de projeção (35mm, DCP e arquivo digital em alta resolução). A retrospectiva ainda conta com a presença do diretor para dois eventos abertos ao público: uma conversa com o curador Aaron Cutler no dia 1 de agosto, às 19h, e um debate com o crítico de cinema Filipe Furtado e o professor e urbanista Renato Cymbalista.


Há mais de 25 anos, Emigholz procura transmitir a passagem do tempo no cinema por meio da arquitetura. Seus filmes apresentam passeios contemporâneos por edifícios e outros espaços arquitetônicos, mostrando como são habitados e como foram transformados por seus usuários ao longo de sua história. Os filmes focam trabalhos de arquitetos modernistas como Louis Sullivan, Rudolph Schindler, Pier Luigi Nervi, Auguste e Gustave Perret, entre outros. Estes arquitetos e suas obras são apresentados a partir de um ponto de vista pessoal, oferecendo ao espectador um recorte sobre a herança que o século XX deixou ao século XXI.


O programa consiste na série em processo Fotografia e além e dois importantes precursores, sendo que um deles, O prado das coisas, terá sua estreia internacional em uma nova restauração em DCP durante a mostra. Seus outros filmes participaram de inúmeros festivais internacionais em cidades como Berlim, Buenos Aires, Jerusalém, Locarno (Suíça), Nova Iorque, Roterdã, Toronto e Viena.


Com curadoria de Aaron Cutler e Mariana Shellard, Arquitetura como autobiografia: Filmes de Heinz Emigholz é produzida pela Anamauê Artes Visuais com realização do Goethe Institut e do Centro Cultural São Paulo (CCSP).


Centro Cultural São Paulo (CCSP)


Rua Vergueiro, 1.000


Paraíso


São Paulo, SP 05427-10


Salas Paulo Emilio e Lima Barreto


Tel.: 11 3397 4002


Preço do ingresso: R$1,00 (taxa de manutenção, sem direito a meia-entrada)


Confira a programação: http://www.goethe.de/ins/br/sap/ver/pt14535315v.htm

Divulgação Instituto Goethe
Divulgação Instituto Goethe