Mostra de filmes Escola de Berlim no CCBB-SP

A Escola de Berlim, cujos filmes lacônicos sobre a sociedade alemã atual vêm entusiasmando a crítica desde a década de 90, é tema de mostra correalizada pelo Goethe-Institut que acontece de 11 a 28 de setembro no CCBB – Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo e integra a programação da Temporada da Alemanha no País.

Além da exibição dos filmes, serão realizadas palestras e debate com os cineastas Henner Winckler, diretor de “Excursão Escolar”, e Nicolas Wackerbarth, diretor de “Meia Sombra”. Ambos discutirão as referências, inspirações, marcos e rumos do cinema contemporâneo alemão.

Nos anos 90, o cinema alemão era dominado por comédias coproduzidas pela televisão privada. O tom era leve e as comédias concebidas com vistas à exploração comercial junto a um amplo público. Um grupo de jovens cineastas (Christian Petzold, Angela Schanelec e Thomas Arslan) começou a contrapor uma estética extremamente realista a esse estilo. O objetivo não era mais fazer cinema para a “massa” e oferecer emoção para o público. O foco dos filmes deslocava-se para o supostamente banal, para o cotidiano. A partir dessas definições, os cineastas desenvolveram os temas que consideravam relevantes para seus filmes.

As obras da Escola não são necessariamente filmadas em Berlim; o cenário de várias delas é o interior da Alemanha, muitas vezes sem que se especifique o lugar ou a cidade. O que unifica esses filmes é o realismo com que as histórias são contadas e a concepção de filme como meio de reflexão. Entre os seus representantes mais conhecidos estão Angela Schanelec, Christian Petzold, Maren Ade, Thomas Arslan, Ulrich Köhler e Valeska Grisebach.

O Centro Cultural Banco do Brasil fica na Rua Álvares Penteado, 112, no bairro da Sé, no centro da capital paulista.

Para mais informações, clique aqui.

SXC
SXC