Mostra virtual retrata presença alemã em São Paulo


O Instituto Martius-Staden de Ciências, Letras e Intercâmbio Cultural Brasileiro-Alemão preparou a exposição virtual “Viagem por uma São Paulo Alemã: do primeiro assentamento a 1930”, da qual retrata, por meio de um rico acervo de fotografias, ilustrações, mapas, dados e documentos, o primeiro desembarque de imigrantes alemães e o primeiro assentamento oficial.


No material, também é possível conhecer a trajetória dos primeiros colonos e suas ocupações iniciais, as inovações e empreendimentos trazidos pelos imigrantes à cidade, as diferentes experiências religiosas aqui partilhadas, a vida comercial, aspectos sobre educação, saúde e a vida cultural, os acontecimentos durante a Primeira Guerra e Revolução de 1924 e a expansão rumo ao interior do Estado.


Esta é a terceira exposição virtual promovida pelo Instituto Martius-Staden, uma entidade de utilidade pública sem fins lucrativos, mantida pela Fundação Visconde de Porto Seguro. O projeto de exposições virtuais foi criado, em 2010, com tecnologia que possibilita a exibição de uma mostra criada exclusivamente para o ambiente virtual. As exposições instigam seus visitantes a conhecerem o Instituto e os materiais, incentivando pesquisadores e outros interessados.


As três exposições virtuais podem ser visualizadas no site do Instituto. Já o acervo é aberto ao público e pode ser visitado de segunda à sexta, das 8h às 16h, na sede do Instituto, localizada dentro do Colégio Visconde de Porto Seguro (unidade Panamby), na Rua Itapaiúna, 1.350.

SXC
SXC