Movimento nos aeroportos foi o maior em 13 anos


Segundo dados divulgados pelo Ministério do Turismo, no ano passado, os aeroportos brasileiros experimentaram um boom na movimentação de passageiros.



De janeiro a dezembro de 2011, os desembarques domésticos somaram mais de 79 milhões, resultando em um aumento de 15,8% em relação ao ano anterior.  



Por sua vez, os desembarques internacionais, ou seja, de turistas estrangeiros e brasileiros retornando do exterior, passaram de 7,9 milhões em 2010 para mais de 9 milhões em 2011. Nessa área, os aeroportos do País tiveram um crescimento de 13,9% e colocaram o Brasil em uma posição de liderança na comparação mundial, pois a média global de desembarques internacionais foi de 4,4%. Dessa forma, o resultado brasileiro em 2011 foi mais de três vezes superior à média mundial e cerca de 40% superior ao crescimento da América do Sul, de 10%.



Para o ministro do Turismo, Gastão Vieira, o aumento da renda do brasileiro, do interesse em colocar o turismo entre as prioridades de consumo, assim como das facilidades de acesso ao crédito no País são os fatores responsáveis por este desenvolvimento. Vieira também notou que a atividade turística impacta mais de 50 segmentos da economia, além de ser responsável, atualmente, por 3,6% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.



“Todas as nossas projeções e expectativas para 2011 se confirmaram. Os dados mostram que o turismo se consolida como um dos principais setores da economia brasileira, um grande vetor de geração de empregos, divisas e de diminuição das desigualdades no Brasil. É importante assinalar também que ainda há muito o que crescer. Temos um grande contingente de brasileiros que serão estimulados por meio de políticas públicas, por parte do Ministério do Turismo, para que passem a incorporar o turismo em suas opções de consumo”, avaliou  Vieira.



Na opinião do presidente da Embratur, Flávio Dino, esse crescimento serve também como indício de uma nova tendência na economia nacional. "Com isso, estamos construindo um cenário em que o turismo terá o papel que realmente merece no País, de uma importante alavanca de desenvolvimento para o Brasil, gerando crescimento econômico em todas as regiões, com distribuição de renda".



Os dados foram coletados pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (INFRAERO) e os desembarques se referem ao fluxo de passageiros em voos regulares e não regulares, nos 67 aeroportos brasileiros administrados pela própria agência. Os terminais aeroportuários que concentram maior circulação de passageiros são Guarulhos e Congonhas, em São Paulo, Galeão e Santos Dumont, no Rio de Janeiro, bem como os aeroportos de  Confins, em  Minas Gerais e de Brasília (DF). 

Agência Brasil
Agência Brasil