Münster é a capital alemã das bicicletas

A cidade alemã de Münster, localizada na Renânia do Norte Vestfália, confirmou sua reputação como a capital alemã das bicicletas.

Pelo quinto ano consecutivo, Münster ficou no topo do ranking do teste realizado pelo Clube Alemão da Bicicleta (Allgemeiner Deutscher Fahrrad-Club ou ADFC) com cidades com mais de 200 mil habitantes, ficando à frente de Freiburg e Karlsruhe.

Diariamente cerca de 100.000 pessoas pedalam pela cidade e a relação é de duas bicicletas para cada morador. Outra característica é o estacionamento de bicicletas na estação ferroviária, o maior da Alemanha, com 3.500 lugares.

Rota dos 100 Castelos

É na Münsterland (cidade de Münster e região) que ficam as mais famosas rotas para passeios de bicicleta da Alemanha. Famílias com crianças, esportistas ou jovens casais contam com variadas opções de rotas em 4,5 mil quilômetros de vias criadas especialmente para ciclistas em campos, bosques e florestas.

Existem 200 diferentes roteiros com percursos entre 10 e 30 quilômetros, que podem ser combinados entre si para passeios durante o dia inteiro e finais de semana, ao longo das 70 pequenas cidades de Münsterland. Para famílias e crianças, em especial, existem diversas ciclovias planas e asfaltadas.

Para os apreciadores de cultura, há 1,4 mil quilômetros de rotas que interligam os 100 castelos da região, muitos dos quais cercados de água.

Entre os castelos mais famosos, destacam-se Nordkirchen, Raesfeld, Lembeck, Westerwinkel e os burgos Vischering e Bentheim. Rotas imperdíveis são a dos Cavaleiros da Paz (Friedensreiter), a dos Romanos (Römerroute) e a dos centros históricos (historische Stadtkerne), com 300 quilômetros de extensão.

Presseamt Münster/Michael Hornschemeye
Presseamt Münster/Michael Hornschemeye