Obra de escritora alemã é adaptada para a TV brasileira

Considerada uma das grandes autoras contemporâneas da literatura alemã, Juli Zeh, nascida em Bonn e ganhadora do prêmio literário Deutscher Bücherpreis em 2002, teve sua obra “Spieltrieb” (que em português ganhou o título de “A Menina Sem Qualidades”) adaptada para a televisão brasileira. A personagem principal, Ana, interpretada pela atriz brasileira Bianca Comparato, protagoniza a série dramática de 12 capítulos exibida pelo canal MTV Brasil, sob a direção de Felipe Hirsch.

O romance filosófico aponta questões da juventude contemporânea, centradas na vida de Ada, de 16 anos, e Alev, de 18. Os dois personagens, que se conhecem na escola em Bonn, desenvolvem uma relação obsessiva que vai além das barreiras morais da sociedade.

Segundo o Blog da MTV, na série, os protagonistas Ana e Alex (em tradução para o português) têm como pano de fundo o cenário da escola particular que frequentam na cidade de São Paulo. Ela, ao se apaixonar pelo parceiro mais velho, se vê manipulada a participar de um jogo pragmático de sexo e poder, envolvendo um professor da escola.

A escritora, em entrevista para a MTV Brasil, revela que os questionamentos abordados pela obra são universais e dizem respeito também à sociedade contemporânea.

“Em um mundo globalizado, muitas regras vinculadas à cultura não se aplicam mais. Muitas pessoas ao redor do mundo acabam se sentindo desorientadas. A adolescência é uma metáfora para a mentalidade dos nossos dias”, conclui Zeh.

Para conferir a entrevista da MTV Brasil, clique aqui.

Divulgação Blog MTV
Divulgação Blog MTV