Oktoberfest de Blumenau vendeu 652 mil litros de chope


A 29ª Oktoberfest de Blumenau (SC), que acabou neste domingo (28), alcançou um público de 588 mil pessoas – 4,3% mais do que em 2011 –, que consumiram mais de 652 mil litros de chope e cerveja nos 19 dias de evento. Segundo a organização da “Oktober”, o dia de maior movimento foi registrado no sábado, dia 13, durante o feriadão: 77 mil pessoas.



De acordo o presidente da Vila Germânica, Norberto Mette, a expectativa inicial era chegar a 650 mil visitantes. “Os números finais ficaram um pouco aquém do esperado, talvez em razão do feriado ter sido já no primeiro final de semana da programação e não no meio”, diz.



O número de visitantes de fora da cidade, no entanto, chamou a atenção das empresas de turismo blumenauenses. Cláudio César Dias, do receptivo CGtur, observou um crescimento de 25% de turistas este ano, em relação a 2011. “Recebemos pessoas vindas de todos os cantos do País”, conta.



Nos hotéis da cidade, a ocupação nos dois primeiros finais de semana da festa foi superior a 95%. “Foi muito bom. Tivemos hóspedes de qualidade, que elogiaram a cidade e a festa”, informa o secretário do Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes de Blumenau, Inácio Negherbon.



Nova realeza e monges cervejeiros encerram a Oktoberfest 2012

A estudante de Direito Shirlene Reichert, de 20 anos, foi eleita na noite do domingo a Rainha da 30ª Oktoberfest. Durante a cerimônia simbólica de encerramento da festa deste ano, Shirlene deu o primeiro gole de chope da “Oktober” 2013, e o caneco da próxima edição foi levado em cortejo, pelos monges cervejeiros, até a Praça do Caneco. Os monges cervejeiros, segundo a organização do evento, remetem à cultura alemã na época medieval.



A 30ª Oktoberfest acontecerá entre os dias 3 e 20 de outubro do ano que vem, no Parque Vila Germânica, em Blumenau.

Marcelo Martins/Oktoberfest Blumenau
Marcelo Martins/Oktoberfest Blumenau