Neste sábado (17) a cidade de Munique se transforma mais uma vez em palco para a maior festa da cerveja do mundo, a Oktoberfest. Durante as duas semanas de festividades, a capital bávara espera receber mais de seis milhões de visitantes que movimentam anualmente cerca de €1 bilhão.
Os maiores beneficiados dessa invasão turística são, naturalmente, os proprietários dos pavilhões das cervejarias, onde são consumidos aproximadamente sete milhões de litros da tradicional bebida e em média, gastos € 54 por pessoa.
Segundo estatísticas, cerca de € 400 milhões são gastos na própria Wies'n, dentro e fora dos pavilhões das cervejarias. Já os € 600 milhões restantes são deixados nos demais comércios da cidade, tal como hotéis, restaurantes, lojas de souvenir, e outras festas aquém dos pavilhões da Oktoberfest.
Além disso, o evento também movimenta o mercado de trabalho local, empregando anualmente mais de 8 mil funcionários fixos e 4 mil temporários.
Hotéis
Uma análise do portal CHECK24 revelou que, poucos dias antes do início da tradicional festa, alguns hotéis na capital bávara reduziram seus preços. No entanto, os visitantes não deverão esperar nenhuma barganha.
Segundo a pesquisa, as acomodações na cidade são mais acessíveis no primeiro final de semana do evento, em relação aos dois seguintes. Nesse período, a estadia no hotel mais barato custa em torno de € 80, enquanto na semana seguinte, a mesma sai por € 142.
Ainda de acordo com o portal, mais de 40 hotéis oferecem quartos por um valor 200% mais caro no segundo final de semana da festa, em comparação com o primeiro e último. Apesar dos altos preços, no final de agosto, somente 45 hotéis próximos da Wies'n ainda possuíam quartos disponíveis.