Orquestra alemã se apresenta em São Paulo

Após um hiato de oito anos, a Orquestra Sinfônica da NDR de Hamburgo (NDR Sinfonieorchester Hamburg) volta ao Brasil, dessa vez sob a regência de Stefan Geiger, Lawrence Foster, Arvo Volmer.

A sétima atração da Temporada 2013 do Mozarteum Brasileiro fará quatro apresentações em São Paulo, duas delas, gratuitas, no Parque do Ibirapuera. Neste sábado (28) acontece uma matinê clássica para crianças no auditório do parque, e, no domingo (29), ocorre um concerto ao ar livre na área externa do auditório.

Nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, na Sala São Paulo, a orquestra se apresentará com a solista HJ Lim. A pianista sul-coreana de 27 anos foi considerada a mais jovem intérprete a gravar todas as 32 sonatas para piano de Beethoven pela EMI Classics, em 2010, aos 24 anos, e se tornou a primeira pianista erudita a estrear na liderança tanto na parada clássica da Billboard quanto do iTunes.

Os espetáculos privilegiam os grandes mestres Beethoven, Brahms, Rachmaninov, Wagner, Elgar e Dvorák. Este último, cuja obra foi registrada em CD pela orquestra e Hengelbrock, tem duas composições incluídas no concerto gratuito ao ar livre. Na Matinê Clássica para Crianças, projeto do Mozarteum Brasileiro para estimular o gosto dos pequenos pela música de concerto, a NDR executa Pedro e o Lobo de Sergei Prokofiev.

Casa de renomados regentes dos séculos XX e XXI, a Sinfônica da NDR é uma das mais aclamadas e premiadas orquestras alemãs das últimas décadas. Fundada em 1945, em Hamburgo, já foi conduzida por nomes de peso no cenário musical erudito, como Hans Schmidt-Issersted, Günter Wand, Christoph Eschenbach e Christoph von Dohnányi.

Estudantes brasileiros de música terão a oportunidade de absorver parte dessa experiência da NDR em aulas gratuitas (Masterclasses), na Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP), no dia 01/10. As Masterclasses contemplarão os seguintes instrumentos: violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta, oboé, trompa e trompete. Alunos ativos devem se inscrever pelo e-mail www.emesp.org.br, e alunos ouvintes devem entrar em contato com o Mozarteum pelo telefone (11) 3815-6377.

Divulgação Press Services
Divulgação Press Services