Orquestra alemã se apresenta no Brasil


A orquestra alemã KlangVerwaltung fará uma curta turnê pelo Brasil nos próximos dias. Sob regência do maestro Enoch zu Guttenberg, o grupo fará apresentações em Santos, neste sábado (29), em São Paulo, neste domingo (30), na terça (2) e na quarta-feira (3), em Porto Alegre, na quinta-feira (4), e em Salvador, no domingo (7). A apresentação de domingo, no Parque do Ibirapuera, na capital paulista, será gratuita. No dia 1º de outubro, a KlangVerwaltung se apresenta em Buenos Aires, na Argentina.



Em comunicado à imprensa, o Mozarteum Brasileiro, organizador da turnê no País, ressalta que os músicos da orquestra, fundada em Munique em 1997, funcionam como “administradores dos sons”, como revela o significado do nome do grupo em alemão. O programa no Brasil terá obras de Mozart, Haydn, Schubert e Bruckner.



Provenientes de renomadas orquestras, como a Filarmônica de Viena, de Berlim e de Munique, ou solistas e músicos de câmara internacionalmente destacados, os integrantes da KlangVerwaltung aprimoram sua experiência sonora com o apoio de instrumentos que levam a assinatura de Stradivari, Guarneri, Amati, Guadagnini e Gofriller, entre outros mestres famosos.



Segundo o Mozarteum, destaca-se na performance do grupo até mesmo seu estilo de ensaio, que lembra um workshop. Nele, todos envolvem-se num processo de revitalização da composição musical, buscando “uma experiência vibrante e intensa”, que será mostrada ao público brasileiro.



Orquestra exclusiva do prestigiado selo Farao classics, a KlangVerwaltung já realizou turnês na Inglaterra, França, Itália, Espanha, Estados Unidos e China. Sua execução da 4ª Sinfonia de Bruckner, ao vivo em Viena, recebeu o mais importante prêmio musical alemão: o ECHO Klassik. Seu mais recente lançamento, a Missa Solene de Beethoven, ao vivo em Munique, foi aclamado como “um marco na história recente desta obra” e como uma das “cinco melhores interpretações de todos os tempos”, pela imprensa europeia especializada.



Apresentações



29.09, Santos: 20h – Teatro SESC Santos



30.09, São Paulo: 11h – Auditório Ibirapuera, Plateia Externa



02 e 03.10, São Paulo: 21h, Sala São Paulo



04.10, Porto Alegre: 21h, Teatro do Sesi



07.10, Salvador: 20h, Teatro Castro Alves

CCommons/flickr/dalcrose
CCommons/flickr/dalcrose