Orquestra Sinfônica de Berlim se apresenta no Brasil


Começa neste sábado a turnê brasileira da Orquestra Sinfônica Alemã de Berlim (Deutsches Symphonie Orchester Berlin – DSO). Sob regência do maestro e pianista Vladimir Ashkenazy, a primeira apresentação da DSO será na abertura da temporada 2012 da associação cultural Mozarteum Brasileiro: uma matinê clássica para crianças, que acontecerá neste sábado (12), no Auditório Ibirapuera, em São Paulo, com ingressos gratuitos.



Em evento raro no cenário musical brasileiro, os músicos da orquestra irão executar um trecho do Quebra Nozes, de Tchaikovsky, a suíte Opus 71ª. Antes da apresentação, o mestre de cerimônias fará uma introdução de como é constituída uma orquestra, esclarecendo didaticamente o papel de cada instrumento e dos músicos. “O Quebra-Nozes é uma peça muito boa para as crianças, pois permite que elas usem a imaginação para identificar-se com as diferentes personagens e cenas enquanto o enredo se desenrola. Estou muito ansioso para compartilhar essa peça com um público jovem”, afirma Ashkenazy.



Já no domingo (13), a Orquestra Sinfônica Alemã de Berlim se apresentará na área externa do Auditório, em evento igualmente gratuito, às 11h. Os músicos também executarão a suíte Opus 71ª do Quebra Nozes de Tchaikovsky, além da peça de abertura da Ópera Príncipe Igor de Alexander Borodin, Don Juan de Richard Strauss, a Danação de Fausto de Hector Berlioz e Finlândia de Jean Sibelius.



Nesse concerto, a Orquestra Jovem do Estado de São Paulo será convidada para se unir aos virtuoses no palco, um encontro que faz parte do Projeto Mozarteum, cujo objetivo é fomentar e difundir a música erudita no Brasil, apoiando estudantes e jovens músicos brasileiros. Como parte da iniciativa, a Orquestra Jovem do Estado deverá se apresentar na Alemanha, em agosto de 2012.



Os ensaios foram realizados através do skype, tecnologia que, segundo o Mozarteum, foi utilizada pela primeira vez para um ensaio entre duas orquestras.



Além das apresentações no fim de semana, a Orquestra fará dois concertos no Teatro Municipal de São Paulo, na segunda e terça-feira, dias 14 e 15, com um repertório diferente. Ashkenazy selecionou para o programa de segunda-feira a Sinfonia nº 6 (Pastoral) de Beethoven e a Sinfonia nº 10 de Shostakovich, já na terça-feira serão executadas a peça Don Juan de Strauss e a Sinfonia nº 5 de Mahler.



Após as apresentações em solo brasileiro, a orquestra segue para as cidades argentinas de Rosario e Buenos Aires.



Sobre a orquestra



A Orquestra Sinfônica Alemã de Berlim foi fundada em 1946 com o nome de RIAS- Symphonie-Orchester – a orquestra da “Rádio no Setor Americano” de Berlim. Em pouco tempo tornou-se conhecida por seu compromisso com a música do século XX e sua capacidade de atrair maestros de primeira linha. Em 1993, para evitar confusão na nova paisagem cultural da Berlim reunificada, a orquestra decidiu adotar o nome atual – Orquestra Sinfônica Alemã de Berlim. Hoje, é uma das mais renomadas no cenário mundial e chegou a receber um Grammy 2011 na categoria Melhor Gravação de Ópera (L´amour de Loin).



Serviço:



Matinê para Crianças
Data: 12/05
Horário: 16h
Endereço: Auditório Ibirapuera – Rua Pedro Álvares Cabral, sem número, São Paulo
Ingressos gratuitos. Retirada de ingressos na bilheteria do Auditório ou solicitação pelo Mozarteum, no telefone (11) 3815-6377 begin_of_the_skype_highlighting ou email ingressos@mozarteum.org.br



Concerto ao Ar Livre
Data: 13/05
Horário: 11h
Endereço: Auditório Ibirapuera / Plateia Externa – Rua Pedro Álvares Cabral, sem número, São Paulo
Entrada gratuita, não é necessário retirar ingressos



Teatro Municipal de São Paulo
Datas: 14/05 e 15/05
Horário: 21h
Endereço: Praça Ramos de Azevedo, sem número, São Paulo
Ingressos: Ingresso Rápido www.ingressorapido.com.br ou Mozarteum Brasileiro, no telefone (11)3815-6377 begin_of_the_skype_highlighting ou email ingressos@mozarteum.org.br

© Thomas Meyer
© Thomas Meyer