Palestra do Instituto Goethe aborda HQs alemãs

O Instituto Goethe, em parceria com o Centro Cultural São Paulo, traz ao Brasil o cartunista alemão Hans-Georg Barber, que realizará nas próximas segunda e terça-feira (25 e 26) uma palestra sobre seu trabalho como quadrinista e um panorama sobre as histórias em quadrinhos na Alemanha.


Nascido em 1967 na então Alemanha Oriental (RDA), Barber adotou o codinome Atak na época em que aderiu ao movimento punk. EM 1989 fundou o grupo e a revista de Histórias em Quadrinhos Renate, que logo agregou um círculo de artistas que estavam dispostos a experimentar novas de aliar quadrinhos e texto.


O autor deu o nome “Wondertüte” (caixinha de surpresas) à sua série de obras, devido ao fato de não haver semelhança de temática nem de conteúdo entre os volumes. Entre seus quadrinhos mais conhecidos destaca-se “Alice, küss den Mond bevor er schläft” (“Alice, dê um beijinho na lua antes de ela dormir”), uma adaptação macabra do clássico “Alice no País das Maravilhas” em que a protagonista assassina um de seus admiradores.


Atualmente Barber trabalha como ilustrador e gráfico em Berlim e Estocolmo, além de lecionar na Universidade Burg Giebichenstein de Arte e Design de Halle, na Alemanha.

Divulgação
Divulgação