Peça clássica mais ouvida no mundo

O expert alemão em música coral Rolf Beck, que há mais de 40 anos vem lançando bem-sucedidas formações do gênero, vem ao Brasil para apresentar, pela primeira vez, seu projeto de maior sucesso: a Chorakademie Lübeck, que inclui vários brasileiros entre os cerca de 60 cantores que virão ao país. A atração internacional da Temporada 2015 do Mozarteum Brasileiro acontece nos dias 23 e 24 de junho, às 21 horas, na Sala São Paulo.

De acordo com o jornal britânico The Telegraph, Carmina Burana é a peça clássica mais ouvida no mundo desde que foi gravada. Ela teve sua estreia em Frankfurt, em 1938. Foi e continua sendo usada em centenas de filmes, comerciais, programas de TV e eventos dos mais diversos. Já é até considerada parte do inconsciente coletivo de tão famoso que é seu primeiro e último movimento, Fortuna Imperatrix Mundi, mesmo para quem não o identifica pelo título. Sua letra é primariamente em latim medieval, adaptada de manuscritos dos séculos 12 e 13.

As Canções Ciganas, de Brahms, se revelam divertidas e dinâmicas ao utilizar textos do folclore húngaro em alemão, e os Quatro Quartetos são mais coesos do que as obras anteriores do compositor, baseadas em diálogos. Em Ständchen, “o cantor exorta sua amada a fazê-lo feliz”, segundo anotações no próprio manuscrito de Schubert. E com o tema recorrente, Vida Cigana, de Schumann, musicaliza os poemas de Geibel com uma descrição colorida de um acampamento cigano. A qualidade dessas obras facilmente explica as escolhas do regente Rolf Beck, que se apresentou no Brasil em 2012, quando foi convidado para reger a Orquestra Jovem do Estado de São Paulo & Bolsistas do Mozarteum Brasileiro.

As apresentações de Carmina Burana na Temporada 2015 do Mozarteum terão um destaque especial: a soprano Lilian Giovanini, uma das muitas brasileiras que integram a Chorakademie Lübeck, que reúne ainda várias outras nacionalidades. Os concertos contam também com a participação de dois pianistas e de um grupo de percussão convidado: o Percussivo USP, dirigido em São Paulo pelo maestro Ricardo Bologna. O barítono eslovaco Peter Mazalan e o tenor armênio Berj Karazian também são destaques das apresentações da atração em São Paulo.

“Consideramos mais de 600 inscrições e tivemos audições realizadas da Cidade do Cabo a Novosibirsk, de Pequim a São Paulo. Selecionamos os melhores entre cantores treinados e estudantes, levando em conta o aspecto técnico e a capacidade interpretativa”, afirma Beck ao explicar a formação do que viria a ser a Chorakademie Lübeck. Tendo origem na Academia Coral do Schleswig-Holstein Music Festival, o grupo originalmente formado em 2002 ganhou independência e um novo nome apenas em 2014, por meio de mais parceiros e patrocinadores.

A chave para tornar reconhecido o recém-criado coral e intensificar sua reputação foi o trabalho artístico único de um grupo de jovens cantores talentosos. Programas pouco usuais e inovadores, combinados com concertos do repertório clássico, determinaram e enriqueceram o cenário cultural do grupo, que alcançou o mais alto nível em Lübeck e, de lá, o resto do mundo. “As apresentações serão, sem dúvida alguma, uma experiência vívida e inesquecível para o público brasileiro. Como será nosso único coral na temporada, decidimos pelo que há de melhor. E Rolf Beck está sempre excelente”, afirma Sabine Lovatelli, presidente do Mozarteum Brasileiro.

Rolf Beck também está à frente da 1ª academia Canto em Trancoso, iniciativa do Mozarteum Brasileiro e do festival de Música em Trancoso, que ocorre de 25 de junho a 2 de julho.

Serviço
Chorakademie Lübeck

Rolf Beck, regência
Lilian Giovanini, soprano
Berj Karazian, tenor
Peter Mazalan, barítono

23 e 24/6 – 21h – Sala São Paulo – Pça. Júlio Prestes, 16 – (11) 3367-9500

Duração: 90 minutos

Ingressos: Mozarteum Brasileiro tel. (11) 3815-6377 ou www.mozarteum.org.br
Ingresso Rápido: www.ingressorapido.com.br
(Ambos sem taxa de conveniência)
Bilheteria da Sala São Paulo

Programa Único
23 e 24/6 – Terça e Quarta-Feira

Johannes Brahms – Canções Ciganas para Coro e Piano
Johannes Brahms – Quatro Quartetos para Coro e Piano
Franz Schubert – Ständchen para Solo, Coro Masculino e Piano
Robert Schumann – Vida Cigana para Solistas, Coro e Piano
Carl Orff – Carmina Burana para Dois Pianos e Percussão

Programação sujeita a alterações.
Classificação etária indicativa: 7 anos.

CC_Flickr_MaxiuB
CC_Flickr_MaxiuB