Peça explora as cartas de Rosa Luxemburgo em SP

O espetáculo “Rózà” é uma produção multimídia construída a partir das cartas de Rosa Luxemburgo, escritas, em sua maioria, nas prisões alemãs do início do século XX. A peça fica em cartaz até 11 de maio na Casa do Povo, em São Paulo, e faz parte da programação oficial da Temporada da Alemanha no Brasil.

Nascida na Polônia, judia, militante cosmopolita, dirigente revolucionária, mulher apaixonada, oradora famosa e antimilitarista, Luxemburgo foi brutalmente assassinada em 1919, poucos dias após deixar a prisão e assumir a linha de frente da Revolução Alemã.

No espetáculo, as cartas são interpretadas por três atrizes diferentes e trazidas ao público por meio da palavra, do vídeo e da música, na busca de uma relação sutil e particular entre o momento histórico e o contemporâneo. O público é convidado a entrar em um espaço-instalação que se torna a prisão onde essas mulheres vivem e compartilham suas trajetórias.

Durante o processo de criação, parte da equipe viajou para Berlim, na Alemanha, durante 15 dias para filmar cenas que são projetadas no espetáculo.

Grande parte das cartas e discursos de Rosa Luxemburgo que estão no espetáculo é inédita no teatro. Em 2011, foi publicada pela primeira vez no Brasil uma coletânea de cartas da militante traduzidas dos originais polonês e alemão, organizada por Isabel Loureiro.

Para mais informações, clique aqui.

Divulgação Temporada Alemanha + Brasil 2013-2014
Divulgação Temporada Alemanha + Brasil 2013-2014