Peça explora diferenças entre Brasil e Alemanha

A peça “Pele de Ouro/Novos Argonautas”, em cartaz no SESC Pinheiros entre 15 e 25 de julho, é resultado do trabalho conjunto do dramaturgo brasileiro Alexandre Dal Farra e da alemã Tine Rahel Völcker, que veio ao Brasil em busca de uma parceria para a realização de seu projeto.


Baseado no mito de Medeia e dos Argonautas,o texto reflete as impressões de cada um sobre o país do outro. Assim, enquanto Völcker focou-se na questão racial no Brasil e no colonialismo que persiste ainda nos dias de hoje, Dal Farra preferiu abordar o tema da imigração, de viver  na condição de expatriado.


Na peça, os atores do Staatstheater Dresden e de outros teatros alemães atuam ao lado do grupo de teatro de rua brasileiro Tablado de Arruar. Os diálogos se dão em português, alemão e francês, com um grupo traduzindo o outro.


O plurilinguismo não se dá por acaso. A intenção é mostrar que é possível atuar mesmo falando em idiomas diferentes, desde que haja interesse das partes envolvidas.


 Dirigido pelo alemão Tilmann Köhler e realizado com o apoio do Goethe Institut, “Pele de Ouro/Novos Argonautas” trata do olhar sobre o outro, da alteridade e da possibilidade de diálogo entre culturas diversas.


O espectador é convidado a refletir sobre as diferenças culturais, a rever seus preconceitos em relação ao outro. Como bem define Dal Farra, “neste projeto, de alguma maneira, somos todos estrangeiros”.


Pele de Ouro/Novos Argonautas


15 a 25 de julho de 2010


SESC Pinheiros – Rua Paes Leme, 195


Classificação indicativa: 14 anos


R$ 4 a R$ 16


Tel. 11 3095 9400/ email@pinheiros.sescsp.org.br

Károly Risz
Károly Risz