Pesquisa traça perfil dos torcedores da Copa

Uma pesquisa encomendada à Fundação Getúlio Vargas (FGV) pelo Ministério do Turismo (MTur) estima que 600 mil estrangeiros e 3 milhões de brasileiros circularão pelo País durante os 30 dias da Copa de 2014. O estudo se baseou em um perfil obtido dos turistas que foram ao Mundial na África do Sul esse ano.


No total, 4.835 pessoas provenientes de 69 países foram entrevistadas (94% eram estrangeiros). Mais de 80% dos entrevistados eram do sexo masculino, a grande maioria tinha o ensino superior ou mais e 87% pagaram a viagem do próprio bolso.


Os visitantes tinham em média 34 anos de idade e visitaram cerca de 4 cidades em 17 dias de viagem. Cada um deles gastou aproximadamente R$ 7,7 mil (gastos per capita) principalmente em alimentação, bebida, hospedagem e transporte (sem contar as passagens aéreas).


Os torcedores eram principalmente de países da Europa e das Américas do Norte e do Sul. Entre os europeus, os ingleses, italianos, alemães e espanhóis constituíam a maioria.


Quase a totalidade dos entrevistados sabiam que a próxima Copa será sediada no Brasil e a beleza natural foi citada como um dos principais atrativos para que viessem assistir ao Mundial no País.

SXC
SXC