Porto de Hamburgo completa 821 anos

Um festival na cidade de Hamburgo, na Alemanha, vai celebrar por três dias os 821 anos do principal porto do país e 2º maior da Europa. Desta sexta-feira (7) até domingo (9), trezentas embarcações, luxuosos transatlânticos e um gigantesco navio movido a energia solar (“PlanetSolar”) estarão reunidos para celebrar com os visitantes e moradores o aniversário do Porto. A programação conta ainda com mais de 200 atrações em terra e mar, com música, exposições e espetáculos.


A extensa programação do festival faz jus à grandiosidade do porto, cuja história se mistura com a da própria cidade. Localizado no Rio Elba, com saída para o Mar do Norte, ele ocupa uma área de 75 km², ou seja, um décimo da superfície total de Hamburgo.


História eTecnologia


O porto nasceu na Idade Média, ganhou cada vez mais importância durante o século XIX, foi bombardeado durante a 2ª Guerra Mundial e em pouco tempo reergueu-se e modernizou-se. Entre 1958 e 2008, o movimento anual passou de 30 milhões de toneladas para 140 milhões de toneladas. Atualmente, a conteinerização – manipuação de meradoria por contêiners, que indica o nível de modernização do porto – chega a 96%.


Uma média de 12 mil navios cargueiros passam por Hamburgo todos os anos. É mais do que o dobro, por exemplo, do volume de navios que atracou no Porto de Santos, o maior do Brasil, em 2009.


A Ásia é hoje o principal parcerio comercial do porto de Hamburgo, respondendo por 59,3% dos embarques e desembarques. Em seguida vem a Europa (27,9%) e a Amércia Latina (6%).

Hafen Hamburg/Hasenpusch
Hafen Hamburg/Hasenpusch