Porto de Hamburgo registra recordes na estação de cruzeiros marítimos

Ao entrar no estuário do rio Elba, no domingo, 28 de julho, o  AIDAstella tornou-se o 111º navio de cruzeiros a ancorar, este ano, em Hamburgo. Para 2013, o porto espera receber um total de 176  navios dessa classe. Segundo estatísticas, no primeiro semestre deste ano (janeiro a junho) passaram pela cidade 271.317 passageiros, desembarcados de 91 navios de cruzeiro. O  resultado aponta um crescimento de 23,8% sobre os números do mesmo período do ano anterior ( 219.153 passageiros). Somente no mês de maio de 2013, 38 navios atracaram em Hamburgo desembarcando 100.019 passageiros. Os resultados de maio equivalem a 36% daqueles alcançados em todo o primeiro semestre do ano.

Segundo especialistas, esta será uma estação de recordes. O setor de cruzeiros marítimos cresce a cada estação e as rotas que cruzam o Mar Báltico, os fiordes noruegueses e o norte da Escócia, entre outros, tem parada obrigatória em Hamburgo. Exemplo disso é o mais novo integrante da frota da AIDA, o AIDAstella. Em 12 de março passado aportou pela primeira vez em Hamburgo e fechará o seu ciclo de viagens desta estação no próximo dia 25 de agosto, totalizando 18 visitas ao porto nesse período.

O número de turistas que iniciou ou terminou um cruzeiro marítimo em Hamburgo é de 94,5%, confirmando a relevância que a cidade ganhou para esse tipo de turismo.

Para o segundo semestre de 2013, o Centro de Cruzeiros Marítimos de Hamburgo  estima  a chegada de 85 navios, trazendo  230 mil passageiros. O crescimento exponencial dessa atividade deverá fazer com que Hamburgo registre, ainda este ano, o número de 500 mil turistas recepcionados.

Hamburg Hafen
Hamburg Hafen