Na próxima quinta-feira (13), a Fundação Biblioteca Nacional (FBN/MinC) irá anunciar, na Feira do Livro de Frankfurt, na Alemanha, o Programa de Internacionalização do Livro e da Literatura Brasileira.
Objetivo do projeto, que será válido até 2020, é aumentar a exportação de livros e a venda dos direitos autorais de escritores brasileiros para outros países através de uma série de ações e incentivos.
O pacote pretende conceder bolsas de tradução e suporte financeiro à reedição de autores nacionais no exterior, além de criar programas de residência de tradutores de outros países no Brasil, visando maior contato com a língua portuguesa, e possibilitar que autores brasileiros possam lançar seus livros lá fora e participar de entrevistas, leituras de suas obras e palestras em bibliotecas e universidades.
Ainda, em 2012, será lançado o programa de apoio à publicação de livros brasileiros na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.
Em março do ano que vem, entrará em circulação uma revista da Biblioteca Nacional, que tem como o público alvo agentes literários e editoras estrangeiras, e mostrará os primeiros capítulos de livros de autores nacionais traduzidos trimestralmente para inglês e espanhol.
A cada ano, sairão edições especiais da revista em diversos idiomas como o italiano, francês, chinês e japonês. Em 2013, por conta da homenagem ao Brasil na Feira do Livro de Frankfurt, o idioma contemplado será o alemão.
Brasil na Feira do Livro de Frankfurt 2011
No próximo sábado (15), escritores brasileiros participarão de um colóquio organizado pelo Consulado em Frankfurt sobre o momento atual da literatura brasileira, novos autores e ainda os motivos que levaram à redução na tradução de títulos nacionais no mercado alemão.
A delegação do governo brasileiro, composta por dirigentes do Ministério da Cultura e do Ministério das Relações Internacionais, visitará museus e centros de arte de Frankfurt e se reunirá com a prefeitura local, editores, agentes literários e os organizadores do evento, para conhecer melhor o mercado editorial brasileiro e anunciar a política da internacionalização do livro e da literatura brasileira.