Queda do Muro de Berlim completa 26 anos


Este ano, a Alemanha celebrou os 25 anos da Reunificação da Alemanha e, hoje (9), completou 26 anos da Queda do Muro de Berlim. Em comemoração a estas datas marcantes para a história do país, a edição anual da REVISTA BRASILALEMANHA publicou uma matéria em comemoração aos 25 anos da Reunificação da Alemanha, na qual o Secretário do Estado Livre da Turíngia, Wolfgang Tiefensee, concedeu uma entrevista sobre suas lembranças da época e do dia em que foi anunciada a abertura das fronteiras que dividiam Berlim em Oriental e Ocidental.


Leia parte da entrevista abaixo:


BRASILALEMANHA: Onde o senhor estava quando ocorreu a Queda do Muro de Berlim em 9 de novembro de 1989 e qual a importância pessoal que ela teve para senhor?


WOLFGANG TIEFENSEE: Eu mesmo vivi na RDA (República Democrática Alemã) e me criei em uma família que participava da resistência. Como membro de um movimento da sociedade civil eu ainda estava viajando no dia 9 de novembro e, anto quanto me lembro, a razão era a criação de uma nova associação na área de formação e educação. Na sequência, fui para casa, sem ter ouvido falar nada dos eventos ligados à reviravolta daquele dia. Então acompanhei os acontecimentos em casa pela televisão, junto com minha família. Quando ficou claro para nós o que tinha acabado de ocorrer, abri uma garrafa de vinho junto com minha esposa e fiz um brinde à nova liberdade. Para mim, um sonho grandioso se tornou realidade naquele dia.


BA: O que senhor achou, na época, que mudaria com a reunificação?


WT: E quanto disso aconteceu efetivamente? Em princípio, todas as coisas que eu esperava e pelas quais já tinha me engajado, durante muito tempo, no movimento da sociedade civil da RDA. O que se queria era democracia em vez de ditadura, liberdade em vez de tutela, fronteiras abertas em vez de muros. Tudo isso é realidade hoje em dia. Entretanto, eu supunha e esperava que os dois Estados fossem convergir mais rapidamente em termos econômicos e sociais. Entrementes, sabemos que um país, como a Alemanha, dividido por mais de 40 anos, precisa de mais tempo para isso. Ainda assim, no cômputo geral, a reunificação é um sucesso, e estou confiante de que também os últimos obstáculos venham a ser superado.


Para ler a entrevista na íntegra, clique aqui.

CC/Flickr/Raphaël Thiémard
CC/Flickr/Raphaël Thiémard