Romance alemão será lançado em Porto Alegre

O lançamento da obra A cozinha da Alma, escrita pela autora alemã Jasmin Ramadan, é um dos eventos que marcará o ano da Alemanha no Brasil no campo literário, com a reprodução da temática do jovem imigrante na Alemanha atual, pouco conhecida do público brasileiro.

De acordo com informações da Editora 8INVERSO, que publica o romance no Brasil, a história conta a trajetória do protagonista Zino, um adolescente com dotes culinários e filho de imigrantes gregos, que é abandonado em Hamburgo com seu irmão mais velho. Ele busca sua sobrevivência, enquanto o irmão, dado a pequenos delitos, passa a maior parte do tempo preso.

A narrativa conduz o leitor, sob uma forma particular de humor e tragédia, pelos desafios de Zino ao passar por cozinheiro de um bordel, no trabalho em um navio, na fuga para o Caribe e no triunfo final de sua volta a Hamburgo para abrir seu próprio restaurante, o Soul Kitchen (Cozinha da Alma, em inglês).

O romance em dez capítulos é considerado pela Editora 8INVERSO uma amostra da moderna e versátil literatura produzida na Alemanha, e coloca o leitor frente a um retrato da diversidade social do país, ao ser ambientado fora da esfera da classe média. Ele dialoga, também, com um público diferente ao servir como introdução para o filme Soul Kitchen, dirigido por Fatih Akin, que aborda as personagens a partir da conclusão da obra de Jasmin.

O lançamento do livro acontecerá no Instituto Goethe de Porto Alegre – Rua 24 de Outubro, 112 – no dia 24 de abril, às 19h. Além da autora, o evento conta com as participações do professor Michael Korfamm, da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), responsável por trazer a obra ao Brasil, da tradutora Miriam Inês Wecker, e da editora Elaine Maritza da Silveira, da 8INVERSO.

Em novembro, Jasmin participa da 59ª Feira do Livro de Porto Alegre, onde autografa A cozinha da alma e lança O porco entre os peixes, atualmente em finalização pela 8INVERSO.

A escritora, nascida em 1974, é filha de mãe alemã e pai egípcio. Estudou Filologia Alemã e Filosofia, e em 2006 recebeu o prêmio de incentivo à literatura de Hamburgo. Atualmente, vive em Hamburgo-Altona.