Seiffen e o Quebra Nozes

Situada na Serra de Erzgebierge, próximo à fronteira com a República Tcheca, a cidade de Seiffen tem aproximadamente 3 mil habitantes. Suas montanhas costumavam alimentar a economia de região, a partir da extração de estanho e prata. Porém, no século 18 a extração do material decaiu, provocando aumento do desemprego na região.


A única matéria-prima em abundância era a madeira e foi a partir dela que os habitantes começaram um negócio lucrativo, que se tornou típico na cidade e se estende até os dias de hoje – os enfeites de Natal.


 O mais conhecido e festejado enfeite originado em Seiffen é o Quebra-Nozes. O soldadinho de madeira há muito tempo não é mais utilizado para quebrar as cascas das nozes. O boneco foi relacionado ao Natal a partir da segunda metade do século 19, quando Wilhem Friederich Füchtner, inspirado no conto O rei Quebra-Nozes e o pobre Reinhold, de Heinrich Hoffmann, começou a produzir o enfeite em larga escala.


Seiffen recebe, na época de Natal, cerca de 200 mil visitantes que são atraídos pelo museu dos brinquedos da cidade e pelos reconhecidos enfeites artesanais.

sxc
sxc