Acompanhada por seu quinteto, Ute Lemper se apresenta no próximo dia 22 na Sala São Paulo, na capital paulista. O evento faz parte da série de concertos promovida pela TUCCA – Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer e toda bilheteria será revertida para as mais de mil crianças e adolescentes carentes com câncer assistidos pela Associação em parceria com o Hospital Santa Marcelina, na Zona Leste de São Paulo.
O show homenageia o grande poeta, político, diplomata e ganhador do Prêmio Nobel de Literatura em 1971, o chileno Pablo Neruda. Além do legado político e os textos em oposição à opressão e à ditadura, Neruda também escreveu cartas de amor. Ute Lemper, que selecionou os poemas e escreveu as melodias com o músico argentino Marcelo Nisinman, se inspirou para a música no universo de grandes compositores de canções como Léo Ferré, Ástor Piazzolla, Kurt Weill, Georges Moustaki, Jacques Brel, entre outros.
A cantora e atriz alemã, que mora hoje em Nova Iorque, ganhou, em 1994, o prêmio de melhor artista Crossover da revista Billboard, e no mundo do teatro, os prêmios Laurence Olivier Award, o Theatre World Award de melhor atriz em musical – por sua interpretação de Velma Kelly em Chicago – e o Molière – por sua interpretação de Sally Bowles, em Cabaret. A carreira de atriz também inclui colaborações com grandes diretores como Peter Greenaway em Prospero’s Books, e Robert Altman em Prêt-à-Porter.
Lemper também se destaca em sua carreira solo, cantando suas próprias composições e participando de projetos com forte influências do jazz, ao lado de Wynton Marsalis e do Jazz at Lincoln Center Orchestra, no Rose Hall, em Nova Iorque, e em concertos com as principais orquestras sinfônicas do mundo.