Tenores brasileiros se destacam na Alemanha


Dois tenores brasileiros, Atalla Ayan e Martin Muehle, entraram para a lista dos vinte principais cantores em atividade na Alemanha, divulgada em setembro pela revista especializada Opernwelt. A votação foi feita em duas etapas: os críticos da publicação escolheram os nomes que mais se destacaram no cenário lírico e, então, abriram para o público a votação, que foi encerrada no último dia 30. Entre os nomes escolhidos estão estrelas como Jonas Kaufmann e Piotr Beczala e o baixo René Pape.


Nascido em Porto Alegre, Muehle  está radicado na Alemanha, onde integra o elenco do Teatro Nacional de Mannheim. Lá já se apresentou  em Carmen, de Bizet, Stiffelio e Simon Boccanera, de Verdi, e Madama Butterfly, de Puccini, entre outros. Ele também participou recentemente de récitas de obras de Verdi em Freiburg, cantando Arrigo, em I vespri sicilçiani, e no Festival de Sankt Margarethen, onde foi Radamés em Aida.


Atalla Ayan, que é natural de Belém, é hoje membro da Ópera de Stuttgart, tendo se apresentado em Nabuco e La traviata, de Verdi, e La bohème, de Pucini, entre outras óperas. Em 2015, vai interpretar La rondine, na Deutsche Oper, de Berlim, e O elixir do amor, no Teatro Alla Scala de Milão.


Revista Concerto

MaxiuB
MaxiuB