ThyssenKrupp patrocina projeto cultural em Betim


A partir de hoje, a cidade de Betim (MG) recebe pela primeira vez o Vem Com a Gente até o dia 7 de novembro. A iniciativa já passou pelas cidades do Rio de Janeiro, na comunidade de Santa Cruz e Guaíba, no Rio Grande do Sul, buscando o incentivo à leitura e à criatividade de crianças e jovens, além de investir no desenvolvimento do trabalho de educadores. No total, o projeto espera envolver mais de dois mil jovens e crianças do Brasil.


Em Betim, entre Oficinas de Contação de Histórias, Oficinas de Teatro e um Workshop Teatral, as atividades pretendem reunir mais de 600 pessoas da comunidade, especialmente estudantes e professores. Este público será reunido com o apoio do Projeto Árvore da Vida, que há 10 anos trabalha para estimular o desenvolvimento da comunidade do Jardim Teresópolis.


O Vem Com a Gente visa contribuir de forma inovadora para o enriquecimento da prática educacional e para que o sistema de sala de aula enfrente e discuta, pela construção de novos métodos, procedimentos e atividades, os desafios do existir com missão nas mais distintas e complementares dimensões: na casa, no bairro, na escola, na cidade, no país e no planeta.


As ações na cidade de Betim vão durar quatro dias e pretendem envolver a comunidade do Jardim Teresópolis e região. Por isso, o projeto será ambientado em uma moderna carreta que funciona como unidade móvel de eventos com 12 metros de palco e que é transformada em um auditório climatizado. Instalada no Complexo Esportivo Ricardo Medioli (Rua Dulce Brandão, 52), a base itinerante receberá oito oficinas por dia e um workshop para educadores.


Entre as atividades programadas está a Oficina de Contação de Histórias, que pretende estimular a imaginação dos participantes, buscando contribuir para o aumento do repertório literário e cultural das crianças e dos jovens. Já as Oficinas de Teatro têm foco na autopercepção e valorização física, com base nas práticas de artes cênicas. O Workshop Teatral é voltado para educadores e líderes responsáveis pelas ações de formação tanto de meninos e meninas, quanto de professores, artistas locais e lideranças comunitárias, e visa compartilhar técnicas, recursos e vivências teatrais que possibilitem o enriquecimento da relação entre educador e o educando, tanto em sala de aula, quanto fora dela.


A grande novidade nesta edição é o aplicativo digital Fábrica de Histórias, que disponibiliza uma biblioteca de cenários e personagens para os participantes criarem, editarem e gravarem o áudio de enredos animados.


Em Betim, a ThyssenKrupp conta com o apoio do Projeto Árvore da Vida, da FIAT Automóveis, da Fundação AVSI (Associação Voluntários para o Serviço Internacional), da Cooperação para o Desenvolvimento e Morada Humana (CDM) e da Rede de Desenvolvimento Social do Teresópolis.


A realização é feita através da Lei Rouanet via Instituto Sócio Cultural Brasil-Alemanha.

CC/ Flickr/ Diogo Rodrigues Gonçalves
CC/ Flickr/ Diogo Rodrigues Gonçalves