ThyssenKrupp recebe memorial em Essen


Para comemorar o fim da Primeira Guerra Mundial, o artista Volker-Johannes Trieb, baseado em Osnabrück, ergueu uma instalação walk-through (que permite que ser atravessada) perto do prédio da empresa ThyssenKrupp em Essen, na Alemanha.


A obra, intitulada de “Auf dem Feld die Toten” (“Sobre a terra jazem os mortos”, em tradução livre), está localizada na área verde na esquina da avenida ThyssenKrupp com a Rua Altendorfer e ficará disponível até 13 de agosto. O objetivo é representar as 20 milhões de vítimas da Primeira Guerra Mundial. Nela, estão 32 blocos de carvalho que simbolizam as 32 nações que assinaram o Tratado de Versalhes, com citações do capítulo seis do romance “Nada de novo no front’, de Erich Maria Remarque.


A madeira utilizada na construção da instalação foi tirada de locais de batalha perto de Hirtzbach, em Alsace, e todo o trabalho é envolto por uma fita vermelha e branca com a seguinte descrição do livro de Remarque: “Und langsam häufen sich auf dem Feld die Toten” (“Lentamente crescia a pilha de mortos no campo”, em tradução livre). A obra faz parte de uma coletânea feita pelo artista. Outras instalações de Trieb serão exibidas em Essen e nas demais cidades alemãs.


“A obra de arte tem a função de nos lembrar dos horrores da Primeira Guerra Mundial e de celebrar suas vítimas. É também um alerta para nós e as futuras gerações, a fim de permanecermos cautelosos e de nos responsabilizarmos pela paz na Europa”, afirma Donatus Kaufmann, membro da diretoria da ThyssenKrupp AG.


Segundo Kaufmann, a empresa estava ciente do papel questionável desempenhado pelas, então separadas, Thyssen e Krupp nas duas Guerras Mundiais. Por muitos anos, o grupo apoiou aberta e ativamente os historiadores e arquivos na análise da história de ambas as companhias. Além disso, o arquivo histórico da Krupp ofereceu documentos e objetos para exibições da Primeira Guerra Mundial em 2014, quando completa 100 anos, incluindo a atual exibição “1914 – Mitten in Europa”, em cartaz no Museu Ruhr, em Essen.  

CC/ Flickr/ Shipsscompass
CC/ Flickr/ Shipsscompass