Túnel da Ciência Max Planck abre ao público

Para celebrar a Temporada da Alemanha no Brasil, a cidade de São Paulo recebe a mostra global “Túnel da Ciência Max Planck”. Inédita no Brasil, a exposição estará aberta ao público a partir desta quinta-feira (30), até o dia 21 de fevereiro de 2014, no Centro de Convenções do Shopping Frei Caneca, em São Paulo. O Túnel da Ciência, realizado pela Sociedade Max Planck, aborda os grandes temas da pesquisa básica desde o seu ponto de partida, mostrando as possibilidades e oportunidades científicas e tecnológicas para as inovações mais transformadoras do futuro. Com entrada gratuita e direcionada ao público acima de 12 anos, trata-se da maior e mais interativa exposição do mundo na área de educação para as ciências.

Na solenidade de abertura da exposição, realizada nesta quarta-feira (29), o vice-presidente da Sociedade Max Planck, Stefan Marcinowski, ressaltou o papel estimulador da atração: “Esperamos que nossa exposição sirva de inspiração para  que as novas gerações façam pesquisa básica. A pesquisa que fazemos na Sociedade Max Planck é a base para muitas inovações”, lembrando que saíram da instituição 17 Prêmios Nobel em diversas áreas científicas.

O cônsul da Alemanha em São Paulo, Friedrich Däuble, destacou que a vinda do Túnel ao Brasil reforça a parceria em ciência e inovação entre os dois países, e que, através dela, “os jovens podem conhecer desde cedo o mundo fascinante da ciência”.

Stefan Zoller, presidente do BDI Brazil Board, destacou a importante união entre indústria e academia que existe na Sociedade Max Planck, e disse que o Túnel “é um bom exemplo de como chamar as novas gerações para esse trabalho conjunto entre economia e ciência”.

O ministro brasileiro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp, igualmente reforçou o papel educativo da exposição, de levar mais conhecimento em ciências para a população jovem, e reafirmou o esforço do Ministério para levar o Túnel da Ciência para outros estados brasileiros além de São Paulo.

Fechando a cerimônia de abertura, o prof. Dr. Erwin Neher, pesquisador da Sociedade Max Planck e ganhador do Prêmio Nobel de Medicina em 1991, falou sobre as realizações da Sociedade e a importância da exposição, frisando que, através dela, os visitantes podem conhecer as soluções buscadas pelos cientistas da instituição para os desafios atuais e futuros do planeta, como o aquecimento global, o crescimento da população mundial, o maior consumo de alimentos, energia, água e outros recursos naturais.

Neher ainda proferiu uma palestra para estudantes, na parte da tarde. O físico falou sobre sua trajetória científica, desde como seu interesse pela ciência foi despertado, no Ensino Médio, até os caminhos da pesquisa que o levou a ganhar o Prêmio Nobel. Frisou a importância de a escola despertar a curiosidade das crianças e adolescentes, e dar condições para que desenvolvam atividades científicas na prática, para que sejam estimulados a seguir o caminho da ciência. Ao longo da palestra, respondeu às questões dos jovens.

O Túnel

Criado em 2000, o Túnel da Ciência já visitou 20 países nos cinco continentes e recebeu mais de nove milhões de pessoas em suas três versões. A versão 3.0, que será apresentada no Brasil, é a mais recente – lançada na Rússia em 2013 – e está distribuída em oito módulos de conteúdo extenso e profundo, todos no limite dos conhecimentos científicos atuais: Universo – dos quarks ao cosmo; Matéria – design do mundo microscópico; Vida – dos elementos aos sistemas; Complexidade – dos dados à compreensão; Cérebro – fábrica de maravilhas na cabeça; Saúde – pesquisa para a medicina do futuro; Energia – vida no Antropoceno; e Sociedade – o mundo em mobilidade.

A exposição apresenta os temas em formato interativo e multimídia. São imagens, gráficos, exposições, vídeos de entrevistas e animações. Ao final da visita, os milhares de visitantes terão a oportunidade de propor suas próprias perguntas ao futuro e enviá-las por meio do Túnel da Ciência em uma viagem pelo mundo, interagindo, posteriormente, com todas as outras sedes do evento.

Uma réplica do veículo de exploração espacial rover Curiosity, enviado pela Nasa ao Planeta Vermelho em 2012, estará em exposição no Túnel da Ciência. Há mais de um ano no planeta, este é o maior e mais complexo robô já enviado a Marte para coletar evidências de condições de presença de vida. Esta é a primeira vez que uma réplica do robô chega ao Brasil.

Outro destaque da empresa para a exposição é o Magic Mirror (Espelho Mágico). Por meio da tecnologia conhecida como augmented reality, ou realidade aumentada, o efeito do espelho mágico é semelhante ao de um raio-x e cria a ilusão de que é possível visualizar o próprio corpo internamente, aliando imagens reais e virtuais. Criado em parceria com a Universidade Técnica de Munique (TUM), na Alemanha, o Magic Mirror estará à disposição dos visitantes na área destinada às inovações voltadas à Saúde.

No âmbito da Temporada “Alemanha + Brasil 2013-2014”, a exposição é realizada pela Sociedade Max Planck e apresentada pela Asas Produções (empresa do Grupo Asas), com patrocínio do Centro de Convenções Frei Caneca, Siemens, ZF do Brasil, Ministérios da Educação e Pesquisa e das Relações Exteriores da Alemanha, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil e apoio premium da Volkswagen e ThyssenKrupp. A mostra também conta com o apoio institucional do BDI Brazil Board, UNIFESP, INNT – Instituto Nacional de Neurociência Translacional, Governo do Estado de São Paulo, Embaixada da Alemanha no Brasil, Consulado Geral da Alemanha em São Paulo, Prefeitura de São Paulo, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Centro Alemão de Ciência e Inovação São Paulo (DWIH-SP) e SIEEESP.

Mais informações você encontra no site da exposição, o www.tuneldaciencia.com.br.

© Jan Braun, Heinz Nixdorf MuseumsForum
© Jan Braun, Heinz Nixdorf MuseumsForum