Túnel Max Planck: programação paralela

Em paralelo à exposição Túnel da Ciência Max Planck, que abre à visitação em São Paulo no dia 30 de janeiro como parte da Temporada Alemanha+Brasil 2013-2014, haverá uma ampla programação científica complementar entre os dias 28 de janeiro e 17 de fevereiro, organizada pelo Centro Alemão de Ciência e Inovação São Paulo (DWIH-SP) e pela Sociedade Max Planck, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) e com o apoio de outras organizações.

Ponto alto será a palestra do Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina de 1991, Dr. Erwin Neher, para estudantes de ensino médio e graduandos, no dia 29/1, às 15 horas, no Teatro Frei Caneca, situado no mesmo centro de convenções em que a exposição estará montada. O biofísico falará sobre a “Criação de conhecimento: pesquisa para as gerações futuras”, contando como se tornou pesquisador, o que o motivou a ser cientista e o que fez para ganhar um Nobel. A iniciativa visa estimular os jovens para uma carreira na área de ciências, pesquisa e inovação.

As demais palestras e mesas-redondas acontecerão no Hotel Pergamon, a apenas cinco minutos do Centro de Convenções Frei Caneca. A primeira atividade acontecerá já no dia 28/1, às 10 horas. A mesa-redonda sobre divulgação científica é organizada pelo MCTI e terá a participação do Dr. Peter Steiner, coordenador do Túnel da Ciência, e de três especialistas brasileiros: Dr. Douglas Falcão, diretor do Departamento de Popularização e Difusão da Ciência do MCTI, Prof. Dr. Ildeu Moreira, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Profa. Dra. Glória Queiroz, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

No dia 30/1, o Prêmio Nobel Dr. Neher volta a ser o destaque, desta vez com uma palestra sobre suas pesquisas sobre o cérebro. O neurocientista Prof. Dr. Esper Cavalheiro, pró-reitor de Planejamento da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e coordenador do Instituto Nacional de Neurociência Translacional (INNT), irá moderar o debate do Nobel com pós-graduandos e cientistas da área.

No dia 13/2, haverá uma agenda dupla. Às 13h30, o DAAD realiza uma sessão sobre “Estudar e Pesquisar na Alemanha – Programas de Bolsas e Fomento”. As agências de fomento DAAD, DFG, Fundação Humboldt e CNPq e as sociedades alemãs de pesquisa Max Planck e Fraunhofer falarão sobre as oportunidades de estada no país europeu para estudantes, pesquisadores e gestores de ensino superior e pesquisa.

Às 16 horas, será a vez do físico Prof. Dr. Jan-Michael Rost, da Sociedade Max Planck, de falar, para público especializado, sobre sistemas complexos. A moderação ficará a cargo do Prof. Dr. Elbert Einstein Macau, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), e o Prof. Dr. Marcus Aguiar, da Universidade de Campinas (Unicamp), participará como debatedor.

Fechando a programação, “Justiça de transição” será o tema da mesa-redonda no dia 17/2, às 16 horas. Para falar e discutir assunto tão atual no Brasil, a Max Planck enviará o Prof. Dr. Jan-Michael Simon. Como debatedores, participarão o Prof. Dr. André de Carvalho Ramos, da Universidade de São Paulo (USP) e procurador regional da República, e a Profa. Dra. Ana Lúcia Sabadell, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Todos os eventos terão tradução simultânea.

Programa sujeito a alterações. Verifique o programa atual, endereços dos eventos e outras informações em www.dwih.com.br

© Jan Braun, Heinz Nixdorf MuseumsForum
© Jan Braun, Heinz Nixdorf MuseumsForum