Turismo: Alemanha bate recorde em 2015

berlim_DZTQuando o assunto é turismo, a Alemanha só tem a comemorar. O país fechou o ano de 2015 em alta nesse quesito, registrando recorde de hospedagens, segundo informações do Departamento Federal de Estatísticas alemão.

Em 2015, foram contabilizados 436,4 milhões de pernoites de norte a sul do país. O número de hóspedes em hotéis, pensões, albergues e campings cresceu 3% no ano passado, em relação a 2014. A quantidade de pernoites de estrangeiros aumentou 5%, chegando a 79,7 milhões.

Os holandeses contribuíram e muito com esses dados. Até novembro, uma em cada sete reservas foi feita por um holandês. Depois deles, os países que mais ocuparam quartos na Alemanha foram a Suíça, os Estados Unidos e o Reino Unido. A Alemanha também é um destino turístico cada vez mais apreciado por asiáticos. O número de hóspedes do continente cresceu 15% nos primeiros 11 meses do ano, tendo o número de hóspedes chineses crescido 26% em relação ao mesmo período do ano anterior.

A Alemanha perdeu, porém, 30% de turistas provenientes da Rússia, principalmente devido às sanções impostas ao país no contexto da crise na Ucrânia e à recessão econômica enfrentada com a queda nos preços do petróleo.

Desde a Reunificação alemã, o número de pernoites no país mais do que dobrou. As cidades alemãs estão em alta, principalmente Berlim.

As previsões para 2016 também são otimistas, segundo o presidente da Associação Alemã de Turismo (DTV, na sigla em alemão), Reinhard Meyer. “A maioria dos alemães deseja passar suas férias no próprio país”, destacou.

Foto: Divulgação DZT