No primeiro semestre de 2011, o turismo brasileiro na Alemanha cresceu 30,5% em relação ao mesmo período de 2010, sendo registrados mais de 260 mil pernoites de brasileiros em hotéis do país, informou o Centro Alemão de Turismo (DZT).
"A Alemanha está cada vez mais atrativa aos visitantes brasileiros, seja pela sua alta concentração de feiras e negócios, seja pela sua grande diversidade turística", avaliou Maria Valle Lopez, diretora do DZT para a América do Sul. Ainda segundo a diretora do DZT no Brasil, Berlim é a cidade alemã mais procurada pelos turistas brasileiros. “Somente no primeiro semestre deste ano 64,7 mil brasileiros visitaram Berlim”.
A capital alemã é a cidade do país que mais recebe turistas de todo o mundo e, de acordo com o representante do Visit Berlin, Tim Marius Starke, este fato se deve à imensa oferta cultural da cidade. "Os visitantes ficam fascinados pela cidade verde que oferece a possibilidade de vivenciar a história recente – guerra mundial, reunificação, mudanças depois da queda do muro", afirmou ele.
Mas não é somente o interesse dos brasileiros pela histórica cidade que aumentou, mas também o seu consumo. "Há cinco anos atrás, o brasileiros não estavam nem entre os top 10 dos turistas que mais gastam em Berlim, agora estão em 3º lugar. Os turistas que mais gastam são os russos, depois os de países árabes e então os brasileiros", afirmou Starke.
As outras cidades mais atraentes para os brasileiros são Munique, com mais de 39 mil pernoites de brasileiros registradas, Frankfurt, Colônia e Düsseldorf, registrando, respectivamente, 19,8 mil, 9,4 mil e 7,3 mil pernoites no primeiro semestre de 2011.
Turismo Alemão
No mercado de turismo, os alemães não são somente os que mais viajam para o exterior (72 milhões viajaram em 2010), mas a Alemanha também está entre os países europeus mais visitados.
Segundo dados do DZT, em 2010, o país registrou 225,8 milhões pernoites de turistas estrangeiros, sendo o terceiro mais visitado da Europa. Além de ser o segundo maior destino dos europeus, com 40 milhões de visitantes da região, representando um crescimento de 11% na comparação com 2009, e ficando atrás somente da Espanha, mas à frente da França.
"Até 2020, o objetivo da Alemanha é chegar mais perto da Espanha e se tornar o 1º destino dos europeus", afirmou a diretora do DZT, Maria Valle Lopez.
Durante uma coletiva de imprensa realizada na última quarta-feira (21), o DZT também apresentou as duas temáticas centrais que serão lançadas em 2012: "Negócios e Cultura do Vinho". A instituição realizou Workshops em São Paulo, Curitiba e outras cidades, para apresentar aos representantes de agências de turismo sobre os novos temas e projetos.