Turistas brasileiros receberão SMS sobre consulados


O Itamaraty lançou, nesta semana, o projeto SMS de Boas Vindas, que prevê o envio de mensagem por celular aos viajantes brasileiros no exterior, informando os telefones dos consulados que podem ajudar em caso de atendimento de emergência.



Segundo o órgão, a ideia surgiu há pouco mais de um ano, quando turistas ficaram ilhados em Águas Calientes, no Peru, sem poder deixar a cidade porque estava alagada. Na ocasião, foi preciso enviar um servidor do órgão à localidade em busca de informações sobre os brasileiros.



“Nós não sabíamos quantos visitantes estavam lá e nem quais eram. Os turistas estavam invisíveis para o governo brasileiro”, explica a diretora do departamento consular e de brasileiros no exterior, ministra Maria Luiza Lopes da Silva.



A ministra ressalta que o projeto, além de ajudar os brasileiros a obter informações, vai facilitar para o governo a localização dos turistas pelo número dos celulares. “O sistema foi criado para reconhecer em qual país o celular foi utilizado, possibilitando uma identificação mais rápida de turistas e viajantes”, acrescentou.



SMS Boas Vindas



Em fase piloto, a iniciativa, por enquanto, vai beneficiar os brasileiros em viagem para Portugal e Espanha. Após a análise do funcionamento do sistema, a iniciativa poderá ser expandida a outros países.



Não é preciso requerer a mensagem, já que ela será enviada automaticamente, com o seguinte conteúdo:



Espanha
Brasileiro na Espanha: em caso de emergência, contate o consulado brasileiro +34659078057 ou +34677547004.



Portugal
Brasileiro em Portugal: em caso de emergência, contate o consulado brasileiro +351962520581 ou +351917531654.



O projeto SMS de Boas Vindas é uma parceria entre o Ministério das Relações Exteriores e a Anatel, com colaboração de operadoras de celular.

SXC
SXC