Turistas estrangeiros avaliam turismo no Brasil


Os turistas estrangeiros estão mais satisfeitos com o turismo brasileiro. Um levantamento encomendado pelo Ministério do Turismo (MTur) mostrou que, pela primeira vez na série histórica, o percentual dos entrevistados que dão a nota máxima para o Brasil atingiu 31,5% – um aumento de 18,4% em relação ao índice de 2009.



A satisfação se reflete, também, no número de turistas que pretendem retornar ao País – 96%.  O ritmo de crescimento do fluxo de visitantes reforça essa ideia: “estamos nos preparando para bater o recorde de chegadas internacionais, de 5,1 milhões em 2010 para no mínimo 5,4 milhões em 2011; com crescimento da entrada de dólares, de US$ 5,9 bilhões para US$ 6,7 bilhões em 2011”, destacou o ministro do Turismo, Gastão Vieira.



O estudo foi feito pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) em 15 aeroportos brasileiros e 12 fronteiras terrestres. Mais de 300 pesquisadores coletaram, durante dez meses, 39 mil entrevistas.



Europeus são 31%



Os turistas de outros países que visitam o Brasil são, em sua maioria, sul-americanos (46%). Os europeus aparecem na segunda posição (31%), seguidos pelos norte-americanos (15%).



Segundo o levantamento do MTur, os europeus gastam, em média, U$ 1.614,00 em viagem ao Brasil – três vezes mais que os sul-americanos. O tempo de permanência dos europeus também é 2,5 vezes maior que o tempo de estadia dos sul-americanos – 24,3 dias contra 10,3 dias. Os norte-americanos gastam U$ 1.382,00 e ficam no país por, em média, 19,5 dias.



O mapeamento revelou uma tendência de descentralização do turismo brasileiro. Enquanto cidades tradicionalmente turísticas, como o Rio de Janeiro, mantiveram suas posições, novos destinos subiram no ranking dos mais procurados para lazer. Parati (RJ) e Cairu (BA) apresentaram crescimento de 37% e 64%, respectivamente, na movimentação de turistas estrangeiros em comparação com 2004.



Quando consideradas apenas as viagens a lazer, os estados mais procurados são, nesta ordem, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Bahia.



 

SXC
SXC