UE e Brasil firmam acordo cultural até 2014


O Brasil e a União Europeia (UE) firmaram um plano de ação de cooperação cultural que prevalecerá até 2014.

O objetivo do acordo, assinado na última terça-feira (4), é promover a diversidade, o patrimônio cultural e o desenvolvimento de uma economia cultural e criativa sustentável pelos próximos quatro anos.

Algumas das prioridades da associação são: introduzir políticas dirigidas à criação de um ambiente favorável a uma economia baseada na cultura e criatividade, melhora da cooperação e intercâmbios profissionais, e coproduções audiovisuais.

Em Bruxelas, tanto a comissária europeia de Cultura, Androulla Vassiliou, quanto a ministra de Cultura do Brasil, Anna Buarque de Hollanda, acreditam que a cooperação é decisiva para melhorar a compreensão, o entendimento mútuo e potencializar os laços mais estreitos entre os povos.

"Através da cultura somos capazes de entender a nós mesmos, e também aos outros. Brasil e a UE são parceiros importantes em todos os sentidos", destacou Vassiliou, que também acredita que o acordo irá facilitar as relações econômicas com os países sul-americanos.

O primeiro dos projetos, uma mesa-redonda sobre cultura nas sociedades e economia contemporânea, já ocorreu nesta quarta-feira (5), na capital belga. Outros eventos previstos no plano são um fórum sobre a economia cultural e as indústrias criativas em 2012, um seminário sobre cultura, diversidade cultural e desenvolvimento sustentável, em 2013, e uma conferência de políticas regionais sobre a proteção do patrimônio cultural e a troca de melhores práticas, em 2014.

O plano está fundamentado em uma declaração conjunta sobre cultura, assinada pela UE e Brasil em 2009, em que a Comissão Europeia e o Ministério de Cultura brasileiro se comprometem a realizar uma troca periódica de políticas e boas práticas no âmbito cultural.

Conselho Europeu
Conselho Europeu