Última semana para ver mostra de gravuras alemãs em SP

Paulistanos e turistas têm até o próximo dia 27 para apreciar a mostra Luzes do Norte, que está no Museu de Arte de São Paulo (Masp). Composta por 61 obras do renascimento alemão, a exposição tem como novidade a forma inédita e especialmente concebida para o museu. As gravuras e desenhos, raridades do século 16, traçam a evolução dessa arte no norte da Europa.

De acordo com o curador assistente do Masp Denis Molino, a exposição que usa o acervo do Museu do Louvre, em Paris, tem trabalhos de 23 artistas e é dividida em três momentos. O primeiro deles traz obras em que a forma humana aparece de uma maneira mais alongada, além de apresentar características góticas. “O corpo tem um desenho anatômico não muito definido, numa perspectiva intuitiva”, disse. Muitas influências renascentistas para essas gravuras, diz ele, começaram a aparecer na Itália. “É a ideia de luzes ligada à ideia do renascimento”, conta Molino.

Na segunda etapa, as obras estão mais focadas na figura do artista alemão Albrecht Dürer. As gravuras passam a trazer perspectiva, “ele vai desenhando a ideia de profundidade”, explica. O estudo de anatomia vindo dos italianos também é inspiração para as obras. Na terceira e última parte da exposição, é possível notar que os assuntos ligados à religião dão espaço a um tema novo: a natureza. Várias gravuras trazem paisagens e visões panorâmicas.

Denis Molino afirma que exposições de desenhos e gravuras são raridades no País: “Vemos muita pintura, mas gravura e desenho é algo muito difícil. E pensar ainda que se trata de uma reprodução de imagem feita no século 16, quando tudo era manual, feito pelos copistas”.

A exposição teve início no dia 19 de outubro do ano passado, mas foi prorrogada para integrar as comemorações do aniversário da capital paulista. As gravuras compõem uma coleção de 100 mil obras doadas pela família do barão Edmond de Rothschild ao Museu do Louvre em 1935, além de dois óleos de Cranach e Holbein pertencentes ao acervo do Masp.

Informações sobre horários e valor da entrada, você encontra no site do Masp, o http://masp.art.br/masp2010/

Com informações da Agência Brasil

Samuel Brosset
Samuel Brosset