Últimos dias para escolher melhores blogs em 11 línguas


Termina na próxima quarta-feira (02) o prazo para a votação online no The BOBs – Deustche Welle Blog Awards 2012. O concurso, que está em sua 8ª edição, vai escolher os melhores blogs em 17 categorias e 11 línguas (incluindo o português), entre 187 concorrentes pré-selecionados.



Segundo os organizadores, a iniciativa visa refletir a diversidade e a importância crescente das novas formas de comunicação na internet, além de estimular o diálogo intercultural e fomentar a liberdade de expressão e os direitos humanos na web.



O concurso é dividido em seis categorias internacionais, nas quais concorrem blogs de todo mundo e em que serão premiados até dois ganhadores (por categoria), sendo um escolhido pelo júri técnico e o outro, pelo público. Também será selecionado o melhor blog em cada um dos idiomas de origem dos concorrentes. Ao todo, são 11 categorias específicas de idiomas – alemão, árabe, bengali, chinês, espanhol, francês, indonésio, inglês, persa, português e russo – cujos ganhadores serão escolhidos somente pelo público.



As seis categorias internacionais são: Melhor Blog, Melhor Uso da Tecnologia para o Bem Social, Melhor Campanha de Ativismo Social, Prêmio Repórteres Sem Fronteiras, Prêmio Tópico Especial Educação e Cultura e Melhor Canal de Vídeo.



O júri se reúne no dia 1º de maio para eleger seus vencedores, e os eleitos (tanto pelo júri quanto pelo público na internet), serão anunciados no dia 2. A cerimônia de entrega dos prêmios será no dia 25 de junho, em Bonn (Alemanha).



Para votar, acesse o site www.thebobs.com até o dia 2 de maio.



Concorrentes brasileiros



O representante nacional na categoria Melhor Blog é o Voz das Comunidades, que publica assuntos de interesse das favelas cariocas e foi criado por um morador do Complexo do Alemão no ano passado.



Em Melhor Uso da Tecnologia para o Bem Social, está concorrendo o blog Zaanga, que reúne pessoas em torno de problemas recorrentes de produtos e serviços e propõe canais de soluções.



Na categoria Melhor Campanha de Ativismo Social, o Brasil está representado pelo “Xixi no Banho”, iniciativa da ONG SOS Mata Atlântica que estimula o uso consciente da água.



O blog da Escola Penitenciária de Florianópolis concorre ao Prêmio Tópico Especial Educação e Cultura, e o site Educação sem Homofobia, ao Melhor Canal de Vídeo.

SXC
SXC