United Buddy Bears no Rio de Janeiro

Como parte da Temporada da Alemanha no Brasil, a orla de Copacabana, no Rio de Janeiro, recebe a visita de 141 ursos United Buddy Bears, entre 1° de maio e 20 de julho. Cariocas e turistas poderão conhecer a exposição “A arte da tolerância”, que chega ao Brasil para promover a união entre povos e culturas, depois de passar pelos cinco continentes em 26 edições.

Cada escultura de urso, com seus dois metros de altura, foi criada especialmente por um artista para o seu país de origem. Com a mistura de estilos, criou-se uma obra de arte única, que oferece ao visitante uma viagem ao redor do mundo a partir da imagem do urso, símbolo da capital alemã. Sua primeira edição aconteceu em 2002 em Berlim.

Para saudar apropriadamente o Rio de Janeiro, a artista brasileira Sônia Corrêa criou um novo urso-Brasil, que busca simbolizar o país em todas as suas facetas, indo além das imagens usuais de samba, praia e sol. Pensando em aumentar a interação entre os ursos e o público, serão realizados dois workshops de arte no local da exposição, nos dias 25 de maio (domingo) e 8 de junho (domingo). Entre 15h e 17h, os arte-educadores Nahama Baldo e Fernando Audmouc convidarão o público a construir esculturas e caminhos coletivos com areia, linha e feltro.

Nessa passagem pela Cidade Maravilhosa, será realizado também o concurso cultural “Por que eu quero conhecer a casa dos Buddy Bears voando para Berlim com a Lufthansa?”, realizado em parceria com a empresa aérea. Cada um dos vencedores das três categorias da disputa (Melhor Foto, Melhor Desenho e Melhor Frase) será premiado com uma passagem Rio – Berlim – Rio, uma semana de hospedagem e um passeio cultural.

A exposição “A arte da tolerância”, sem fins lucrativos, é organizada pelo Consulado Geral da Alemanha no Rio de Janeiro e a Buddy Bear Berlin, com o apoio do Ministério das Relações Externas da Alemanha e da Prefeitura do Rio de Janeiro.
Saiba mais em www.ubb-rio.com.

Divulgação Buddy Bear Berlin
Divulgação Buddy Bear Berlin