O Centro de Turismo Alemão (DZT) tem como foco, em 2013, a temática “Alemanha para os jovens – vibrante, fashion, inovadora”, considerada um segmento de grande potencial econômico, já que a Alemanha tem se tornado um destino bastante popular nos últimos anos. “Jovens viajantes do exterior são um público com grande potencial para o futuro. Em 2011, foram registradas 1,2 milhão de viagens feitas por jovens de 15 a 29 anos, das quais 100.000 delas tiveram o Brasil como origem”, afirma Petra Hedorfer, presidente do DZT.
A Campanha de Mídia Social do DZT “Youth HotSpots in Germany – Share the moment”, que teve início em março de 2013, tem as mídias sociais como seu principal veículo de comunicação: o site www.germany.travel/youth, o Facebook (www.facebook.com/alemanhapaisturistico), o Twitter (https://twitter.com/GNTB2013) e o Instagram (www.instagram.com/youthhotspotsgermany).
O site é destinado aos jovens visitantes e disponibiliza um mapa interativo com informações para aqueles que desejam ter algumas informações sobre a Alemanha antes mesmo do início da viagem. O mapa mostra as maiores ofertas de lazer, divididas em cinco categorias – “Must Sees”, “Nightlife”, “Shopping”, “Bars & Cafes” e “Festival & Events”.
Segundo o DZT, essas informações foram reunidas por meio de enquetes entre jovens alemães e permitem que os usuários as complementem com suas próprias indicações e as compartilhem com os amigos no Facebook. “O Brasil, sozinho, tem 70 milhões de usuários no Facebook, colocando o País em segundo lugar, atrás somente dos Estados Unidos”, declara Hedorfer. Dessa forma, o DZT utiliza-se do “marketing de recomendação” para atrair a atenção de jovens que buscam, cada vez mais, informações por meio de indicações de amigos nas redes sociais.
Além disso, a campanha também lançou um aplicativo para Android e IOS, disponível gratuitamente na Apple Store (http://bit.ly/13DCLzx) e no Google Play Store (http://bit.ly/WK51hZ), que oferece um panorama de mais de 1.300 pontos de acesso livre a WLANs para jovens que utilizam seus smartphones durante as viagens à Alemanha.