UE ordena uso obrigatório do ABS em motocicletas

A partir de 2016, os sistemas antibloqueio de frenagem (ABS) serão introduzidos como equipamento original para um número maior de motos na União Europeia. No início de março, foi aprovada uma legislação cujo objetivo é reduzir ainda mais o número de acidentes de trânsito. Só em 2011, cerca de 5 mil motociclistas morreram nas estradas da Europa. “A utilização do ABS pode impedir mais de um quarto de todos os acidentes de moto com danos pessoais”, diz Gerhard Steiger, presidente da divisão Chassis Systems Control da Bosch, segundo estudo sobre acidentes conduzido pela empresa.

A Bosch fabrica o sistema antibloqueio de frenagem para motos desde 1994 e já vendeu cerca de 750 mil sistemas até hoje. Em 2010, a empresa lançou uma geração de ABS projetada especificamente para motos e, desde então, vem trabalhando no desenvolvimento contínuo de funções adicionais que visam melhorar o desempenho do sistema. Também em 2010, a Associação Automobilística da Alemanha (ADAC) concedeu o prêmio “Yellow Angel” para a Bosch, na categoria “Inovação e Meio Ambiente” pela contribuição do sistema ao aumentar a segurança dos motociclistas.

Maior segurança para todas as categorias de motos

De acordo com a nova legislação da UE, será obrigatório instalar um sistema antibloqueio de frenagem para todas as motos que tenham motorização superior a 125 cc. A partir de 1° de janeiro de 2016, isso será aplicado em motos às quais será concedida a homologação e, a partir de 2017, para todos os modelos.

Além disso, será exigido que veículos de duas rodas, com motorização de 50 cc até 125 cc, tenham ABS ou pelo menos sistema de frenagem combinado (CBS – Combined Brake System). Esse sistema trabalha com os freios dianteiro e traseiro mecanicamente, resultando que ambas as rodas sejam simultaneamente desaceleradas durante a frenagem. No entanto, essa solução não regula a pressão do freio – o que significa que as rodas ainda podem travar. Após a ratificação pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho de Ministros da União Europeia, a norma já foi publicada no Diário Oficial e, portanto, está oficialmente em vigor.

Mercado brasileiro

Segundo pesquisa realizada pela Bosch, com base em estatísticas de vendas, no Brasil apenas 1% das novas motocicletas vendidas entre janeiro e dezembro de 2012 saiu de fábrica equipada com os freios ABS. Entre essas, nenhuma moto com menos de 250cc, que representa o maior segmento do Brasil com mais de 90% de participação de mercado. Em contrapartida, em 2012, 41% dos carros novos registrados já contavam com ABS.

Segundo estudo realizado pelo Banco de Dados de Acidentes da Alemanha, o GIDAS, 47% dos acidentes com motos são causados por frenagem equivocada ou hesitante. O ABS resolve esse problema e permite uma frenagem mais segura e eficiente. Diversos estudos científicos comprovam que o ABS é o sistema com mais alto potencial de segurança.

O Brasil é o maior mercado de motos na América Latina e também líder em termos de tecnologia automotiva e de motocicleta.

 

 

Divulgação Bosch
Divulgação Bosch