Na União Europeia (UE), todos os dias morrem mais de cinco pessoas nas estradas em acidentes ligados às falhas técnicas de veículos, segundo o Eurostat, Instituto de Estatísticas da União Europeia.
A fim de diminuir o índice de acidentes dessa natureza, a Comissão Europeia (CE) adotou nesta sexta-feira (13) novas regras para tornar o regulamento de controle técnico e inspeção de automóveis mais rigoroso, além de ampliar sua aplicação.
Os defeitos técnicos são responsáveis por 6% do total dos acidentes rodoviários, contabilizado anualmente duas mil vítimas mortais e um número superior de feridos. No caso dos acidentes causados por motocicletas, 8% estão ligados às falhas técnicas.
Estudos recentemente publicados na Alemanha e no Reino Unido indicam que até 10% dos veículos em circulação na UE, independentemente do seu tempo de uso, apresentam algum defeito que os impedem de passar nas inspeções de controle. Além disso, muitos itens com implicações graves na segurança – como os freios ABS e o controle eletrônico de estabilidade – nem sequer eram inspecionados de acordo com a antiga regulamentação em vigor no bloco europeu, que é datada de 1977 e havia passado apenas por pequenas atualizações desde então.
A Comissão enfatiza, no entanto, que essa mudança nas regras é essencial, “pois leva em consideração a transformação que os veículos e suas tecnologias sofreram ao longo dos anos, além de avaliar o comportamento atual dos condutores”.
Para atingir a meta, que é evitar 36 mil acidentes e 1.200 mortes por ano associados às falhas técnicas dos automóveis em circulação nas estradas, o novo pacote de normas se divide em três principais medidas: inspeções técnicas periódicas, inspeções técnicas nas estradas aplicadas aos veículos comerciais, e registro de automóveis verificados.
As novas regras
Os controles técnicos continuam obrigatórios e válidos para toda a UE, para automóveis de passeio e comerciais, ciclomotores e motocicletas, e agora contam com inspeção obrigatória para os componentes eletrônicos de segurança.
Ainda, aumentará a frequência dos controles técnicos periódicos para os veículos mais antigos, sobretudo para aqueles que tenham a partir de cinco anos de uso, categoria em que o número de acidentes graves relacionados às falhas técnicas aumenta drasticamente, segundo a Comissão.
Na Alemanha, a alteração das normas prevê que os automóveis, as motocicletas e os ciclomotores mais antigos sejam inspecionados anualmente.
Apesar de estabelecerem normas comuns para toda a UE, os estados-membros têm liberdade para aplicar regras mais rígidas e diferentes frequências de inspeção para as categorias.